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Estudos da STTP, iniciados em 2021, foram essenciais para seleção de proposta de VLT no PAC e cessão de linha férrea para Prefeitura

STTP construiu projeto detalhado que indica a utilização de quase 15 Km da linha férrea pelo VLT, indo do Aluízio Campos ao Hospital da FAP, o que beneficiará cerca de 30 mil pessoas de forma direta.



Para obtenção da cessão da linha férrea junto ao Governo Federal e de recursos da ordem de R$ 7,2 milhões para a formulação do Projeto Executivo de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência de Transportes Públicos, realizou minucioso estudo cujo detalhamento técnico foi essencial para a seleção da proposta no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Os estudos sobre a situação da linha férrea foram iniciados ainda em 2021 com reuniões entre o prefeito Bruno Cunha Lima e representantes do Governo Federal, visitas técnicas em todo o trajeto da malha e imagens áreas captadas pelo drone da STTP. O processo de construção do projeto contou com diversos setores da autarquia: Coordenação de Trânsito, Gerência de Transportes, Gerência Administrativa-Financeira e Setor de Licitação.

O projeto do VLT contempla uma extensão de via de 14,8 km, indo do Distrito do Aluizio Campos até o Hospital da FAP, no bairro de Bodocongó. Os estudos indicam a necessidade de 7 estações planejadas e uma frota inicial de 4 VLTs, com intervalo operacional de 20 minutos entre cada trem, garantindo uma capacidade significativa de 2.109 Passageiros Sentido-Hora (PSH) e atendendo cerca de 30 mil passageiros ao todo.

As análises demonstram que há 34 polos geradores de demanda férrea em Campina Grande, dentre eles o Complexo Aluízio Campos, Aeroporto, Instituto dos Cegos, Complexo Judiciário, Parque do Povo, Hospital Alcides Carneiro, Hospital Pedro I, Estação Ferroviária Nova, Estádio Presidente Vargas, Hospital Antônio Targino, Parque linear do Dinamérica, Ginásio O Meninão, Sítio São João, Hospital da Criança, UFCG, UEPB, Hospital da FAP.

O projeto prioriza a sustentabilidade, planejando uma transição para tecnologias de propulsão mais limpas e sustentáveis, como a eletrificação do sistema VLT. Além disso, incorpora a inovação através do uso de tecnologias avançadas para a gestão do tráfego e informações em tempo real para os usuários.

“Todo esse trabalho, concluído agora com a cessão da linha férrea para nossa cidade, representa um esforço ambicioso e bem planejado para transformar a mobilidade urbana da cidade, oferecendo um transporte público eficiente, sustentável e de alta qualidade que não apenas atende às necessidades atuais da população, mas também posiciona Campina Grande como um modelo de inovação em transporte público para outras regiões”, explicou Vitor Ribeiro superintendente da STTP.

As vistorias realizadas pelas equipes da STTP, SECOB, SEPLAN e CBTU, indicam também que há um amplo trabalho de recuperação da malha a ser feito, devido ao próprio desgaste do equipamento e ao fato de haver construções irregulares próximas e, até mesmo, sobre a ferrovia.

Codecom



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