Esperança de luto: O ex-prefeito e ex-deputado Armando Abílio morre vítima de um infarto

A Paraíba, e principalmente a cidade de Esperança, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira, com a morte do Dr. Armando Abílio, empresário, médico e ex-deputado federal. Sua esposa Rosa Bronzeada, é atual vice-prefeita do município, e nas eleições deste ano se aliou com o ex-deputado e ex-prefeito Arnaldo Monteiro, adversário histórico, e será sua candidata a vice, aliança política que teve ampla repercussão. Ele foi vítima de um infarto aos 75 anos de idade
Natural de Itaporanga, há muitos anos radicalizou-se em esperança, tinha seu próprio hospital, fundou a Rádio Cidade de Esperança com a família Gadelha , e sua liderança no município, o tornou prefeito, deputado estadual e federal.

Segundo relato da família, ele passou o dia de ontem(domingo) sentindo um cansaço e achou que estava com sintomas de Covid.

Tanto achou que não atendeu a sugestão de seu filho para ir ao médico.

Disse que faria isso hoje pela manhã.

Avisou à esposa que dormiria num outro quarto, separado dela, pois suspeitava que estava com Covid e ia se isolar.

Hoje, pelas 6:30 horas, como ele, que sempre acordava às 5 horas para caminhar, não saiu do quarto, seus familiares foram vê-lo e o encontraram caído ao chão, morto.

A notícia chocou toda cidade, que vive um clima acirrado por conta da política, mas todos os políticos, inclusive os adversários deram uma trégua em respeito à família e a memória de um dos maiores líderes políticos da cidade e de toda região

Ex-presidente do PTB na Paraíba, Abílio foi prefeito de Esperança, deputado estadual e federal.

O ano de 2020 tem sido marcado pela morte de ex-parlamentares, sendo 10 ex-deputados estaduais e um que morreu no exercício do mandato.

Foram a óbito, Marcos Odilon, Wilson e Lúcia Braga, Dinaldo Wanderley, Pedro Adelson, Zenóbio Toscano, Nivaldo Manoel, Dona Dida, Socorro Marques e Armando Abílio. Genival Matias morreu no exercício do mandato.

Armando Abílio Vieira (Itaporanga, 29 de dezembro de 1944) era casado com Rosimere Bronzeado Vieira, vice-prefeita da cidade de Esperança, Paraíba.

Foi deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro da Paraíba entre 1995 e 2010.Atualmente, atuava como médico e radialista na cidade de Esperança (Paraíba).

História Em 1962 ingressou, em Recife, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, pela qual se graduou em 1968. Durante o ano seguinte, frequentou a residência médica no Hospital Osvaldo Cruz, também na capital pernambucana.

Filiando-se, em 1982, ao Partido Democrático Social (PDS), foi escolhido para integrar a chapa do partido como candidato a vice-prefeito de Esperança (PB). Ainda em 1982 fora nomeado diretor do Hospital Geral da cidade, função que desempenharia até 1991. Elegendo-se no pleito de novembro de 1982, foi empossado no cargo em janeiro de 1983. Desligando-se do PDS em 1988, permaneceu como vice-prefeito até janeiro do ano seguinte. Em 1989, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no qual permaneceu até 1990.

Ingressando, em seguida, no Partido da Frente Liberal (PFL), em outubro deste ano elegeu-se deputado estadual nessa legenda. Assumindo sua cadeira na Assembleia Legislativa paraibana em janeiro de 1991, foi escolhido segundo vice-presidente da mesa da casa, ocupando essa função até 1992. Em 1993, retornou ao PMDB, tornando-se ainda neste ano primeiro vice-presidente da mesa, cargo que desempenharia até o final da legislatura.

Família
Armando Abílio tem 5 filhos com a sua esposa Rosimere Bronzeado, são eles: José Bronzeado Sobrinho Neto, Renata Bronzeado, Ana Luísa Bronzeado, Cintia Abrantes e Juliana Bronzeado.

O velório vai acontecer. a  partir das 14:00hs,  na sua residência, e o sepultamento será nesta terça-feira, às 16:00hs, no Cemitério Local.

( Fontes: Paraíba Notícia/ Blog do Tião e Se Liga PB)

 

 

Load More Related Articles
.