
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (Secob), segue com o andamento das obras de pavimentação da avenida Félix Araújo, localizada no bairro Jardim Tavares, zona leste do Município. A obra contempla uma área de aproximadamente 22,8 mil m², dos quais 19 mil m² já foram concluídos, o que corresponde a 83% do total.
Os trechos finalizados incluem 100% da avenida Floriano Peixoto, 50% da rua Epaminondas Macaxeira e 83% da própria avenida Félix Araújo, restando, apenas, aproximadamente 4 mil m² para conclusão da obra.
Com um total de 1,9 mil metros lineares de avenida duplicada, já foram pavimentados 1,6 mil metros, restando apenas 300 metros entre a avenida Floriano Peixoto e a rua Arruda Câmara. A obra segue dentro do prazo revisado e aditivado.
Além da pavimentação, 87% dos serviços de drenagem foram finalizados. Quanto às calçadas, parte do trabalho foi concluído. A sinalização vertical e horizontal será aplicada após a finalização do asfalto, como previsto na metodologia da obra.
A execução dos serviços segue o padrão convencional, conforme as normas técnicas vigentes no país, priorizando a qualidade e durabilidade do pavimento.
O investimento na obra da avenida Félix Araújo é de aproximadamente R$ 20 milhões, reforçando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura viária e da qualidade de vida dos campinenses.
Avanço na infraestrutura e impacto na mobilidade urbana
A avenida Félix Araújo é um eixo estratégico para a mobilidade urbana de Campina Grande, interligando os bairros do Alto Branco, Jardim Tavares, Santo Antônio, José Pinheiro e Monte Castelo à avenida Manoel Tavares e à BR-104. Com 3,5 km de extensão, a via proporcionará maior fluidez no trânsito, contribuindo para desafogar o tráfego em áreas centrais e melhorar o acesso aos bairros vizinhos.
A aplicação do asfalto da via está sendo feito por etapas, com trechos da avenida sendo asfaltados de forma progressiva. O processo seguirá dessa forma: após a conclusão do asfalto em um trecho, a equipe se desloca para o próximo, liberando o trecho recém-asfaltado para o tráfego. Esse esquema está previsto para acontecer até o final da obra.
Após a conclusão da pavimentação, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) iniciará os trabalhos de sinalização vertical e horizontal, garantindo mais segurança e organização para motoristas e pedestres.
De acordo com o secretário de Obras do Município, Joab Machado, a obra é parte de uma série de intervenções que visam transformar a mobilidade urbana da cidade. “Estamos conduzindo essa obra em ritmo acelerado, assim como as demais que estão em execução em Campina Grande, sempre com o objetivo de promover melhorias significativas para nossa população”, destacou o secretário.
Codecom