DESENVOLVIMENTO: Prefeitura de Campina Grande mantém em ritmo acelerado construção de barragem com capacidade para 300 mil metros cúbicos de água

Meta do prefeito Bruno Cunha Lima é construir reservatórios de grande porte para garantir água às famílias da região

A Prefeitura de Campina Grande mantém em ritmo acelerado a construção da segunda maior barragem do município, com capacidade para acumular até 300 mil metros cúbicos de água. A obra está localizada na comunidade Açude de Dentro e faz parte do Projeto Multilagos. Os estudos geotécnicos e o projeto de construção foram aprovados pela Associação Técnica Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel).

A barragem Açude de Dentro faz parte do Projeto Multilagos, iniciado na administração do então prefeito Cássio Cunha Lima, que resultou na construção da barragem de Galante, a maior do município. O Multilagos foi retomado na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, que projetou este novo reservatório e, agora, a obra está sendo executada na gestão do atual prefeito, Bruno Cunha Lima. A meta do prefeito Bruno é construir reservatórios de grande porte para garantir água e o sustento das famílias da região.

Profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), são os responsáveis pela obra que é executada com maquinário próprio, o que permite uma construção com baixo custo. “O prefeito Bruno Cunha Lima nos deu carta branca para tocar a obra. E estamos fazendo isso, recebendo acompanhamento da Atecel, empresa especialista em projetos hídricos”, ressaltou Geraldo Nobre Cavalcanti, secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e um entusiasta da obra.

Equipes formadas por engenheiros e técnicos da Sesuma estão no desenvolvimento dos serviços essenciais. Foram executadas sondagens no eixo da barragem e estudos de jazidas de solo e areia.

Também foram realizados estudos hidrológicos, para a determinação da capacidade de armazenamento da barragem e a avaliação da cheia máxima de projeto, necessária para o dimensionamento do sangradouro com toda segurança.

Segundo, Geraldo Nobre, o reservatório Açude de Dentro possui como principal objetivo o abastecimento da zona rural. “O reservatório pode, também, servir para implantação de um sistema capaz de estimular o desenvolvimento econômico da população que mora na área, além de poder servir à piscicultura”, ressaltou.

Outra finalidade dessa barragem é proporcionar a permanência do homem na área do campo. Isso pode ocorrer pelo incentivo ao seu potencial de produção, assegurando aos pequenos produtores acesso à água, gerando alimentos e serviços. “Com isso, o trabalhador pode obter seu sustento e renda necessária à sobrevivência da família, além de promover o desenvolvimento e a ampliação de novos empregos”, assegurou Gerald Nobre.

A barragem
Localizada no sítio Açude de Dentro, a barragem está entre Campina Grande e Boa Vista, sendo o principal acesso pela PB-138, distante 12 quilômetros partindo da alça Sudoeste (BR-230). A previsão das equipes é de que a conclusão aconteça daqui alguns meses, modificando a realidade de vida das pessoas que moram naquela sua região.

Conforme dados técnicos, a área da bacia hidrográfica é de 131 km² e da bacia hidráulica 37.494m². A barragem está localizada em um ponto com média anual de chuvas de 444 milímetros. A altura máxima da parede da barragem é de 8 metros; largura 28,00m; revanche 2,00m e lâmina máxima de sangria de 1,00m.

Outra ação, que caminha paralela à construção da barragem, é a limpeza e ampliação de pequenos e médios barreiros localizados na zona rural, permitindo que possam acumular mais água com as chuvas registradas. Esses trabalhos foram iniciados no Distrito de Galante e, em seguida, atenderão toda zona rural (Catolé de Boa Vista, São José da Mata e outras regiões).

Codecom

Load More Related Articles
.