A prefeita Dalva Lucena convocou alguns setores do governo municipal para uma reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), na sala de reuniões da Secretaria de Saúde. O motivo do encontro foi para iniciar o debate sobre a implementação do plano de saneamento básico em Lagoa Seca.
Em linhas gerais, o plano de saneamento básico (o qual abrange os componentes água, esgoto, águas pluviais/drenagem e resíduos sólidos) será um instrumento que poderá ser usado pela administração pública, a fim de planejar futuras ações e sugerir diretrizes as quais melhorem aspectos ligados à infraestrutura da cidade. Além disso, esse estudo técnico e amplo não aponta soluções imediatas, mas possibilidades para curto, médio e longo prazo.
Por causa do rápido desenvolvimento e avanço do município em diversas áreas, o plano vai servir como base para que a prefeitura não realize certas medidas paliativas, no entanto avance na oferta de novos e maiores serviços de saneamento, melhorando a saúde pública, a qualidade de vida da população e a sustentabilidade ambiental.
Para este primeiro contato participaram, além da prefeita Dalva, membros do primeiro escalão da gestão, como secretários e coordenadores. A reunião também foi composta pela arquiteta Mariana Porto, que atua no município, inclusive na elaboração do novo Plano Diretor de Lagoa Seca – mecanismo de onde saiu, também, a proposta de criação do plano de saneamento básico.
O próximo passo, agora, é se reunir novamente com uma professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande, profissional sugerida pela comissão desta sexta-feira, uma vez que a docente é referência no tipo de assunto. A finalidade é conhecer como a professora irá contribuir e seguir com a implementação do plano no município.
DECOM/PMLS