COVID-19 : Secretaria estenderá vacinação a todos os profissionais de saúde, a partir desta quarta-feira

Idosos acamados, acompanhados pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família, que usam suporte ventilatório, com perda de autonomia, dificuldade de locomoção e problemas graves, também receberão a vacina.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai iniciar, a partir desta quarta-feira, 27, a imunização dos profissionais de saúde que não estão na linha de frente do combate ou tratamento à Covid-19. A Secretaria também se prepara para começar, em breve, a vacinação de idosos, a partir de 80 anos de idade, que estejam acamados.

A cobertura vacinal estava atingindo apenas os profissionais de saúde que estão atuando diretamente com pacientes com o novo coronavírus. Com a chegada das 3.210 doses da vacina Covishield, da Universidade de Oxford com os institutos AstraZeneca/Fiocruz, a vacina será aplicada nos trabalhadores dos demais serviços.

Os primeiros a receber a vacina, já na manhã desta quarta-feira, serão os servidores do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel e o cronograma de imunização vai sendo ampliado para outros hospitais e serviços, no decorrer da semana. “Vamos também contemplar os funcionários de laboratórios que realizam testes de Covid-19, por entender que eles são expostos ao risco de infecção”, disse o secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Trabalhadores da Atenção Básica

Na sexta-feira, 29, a vacina será aplicada nos enfermeiros das mais de 50 salas de vacina, das Unidades Básicas de Saúde. “Vamos imunizar, inicialmente esses profissionais porque, em seguida, são eles que vão fazer a aplicação nos demais trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde”, esclareceu a Coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.

Idosos

A Secretaria também vai ampliar, a partir da próxima semana, a vacinação para idosos a partir de 80 anos de idade, que se encontram acamados e que já são acompanhados pelas Equipes de Estratégia de Saúde da Família. A oferta também se aplica aos idosos que usam suporte ventilatório em casa, que tenham perda de autonomia, dificuldade de locomoção e idosos com problemas graves, causados por doenças crônicas.

“Inicialmente vamos levar a vacina aos idosos que se encaixam nesses perfis, que já são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Posteriormente, vamos abrir um canal para agendamento dos idosos acamados, que não são referenciados pelas Equipes da Atenção Básica, de área descoberta ou que têm home care particular”, esclareceu o secretário.

Total de vacinados

Até o momento, a Secretaria de Saúde de Campina Grande já vacinou 2.723 pessoas, sendo 2.649 profissionais de saúde e 73 idosos. Nesta terça-feira, a Coordenação de Imunização também aplicou as injeções nos moradores das Residências Terapêuticas públicas do município.

Load More Related Articles
.