CidadesDestaques

COVID-19: Secretaria de Saúde de Campina Grande aplica mais de 2 mil testes na primeira semana de 2024

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um balanço da testagem da Covid-19 na primeira semana de 2024. Entre os dias 1 e 7 de janeiro, foram aplicados 2.423 testes e 797 apresentaram resultado positivo para a Covid-19.

A grande maioria foi realizada no Hospital Municipal Pedro I, que executou 1.123 exames e diagnosticou 445 casos positivos. Os demais testes foram aplicados nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital Municipal Dr. Edgley, no Hospital da Criança e do Adolescente para pessoas até 14 anos, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para gestantes, no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), no Hospital das Clínicas, Hospital de Trauma e no HELP.

Internações – Atualmente, nove pacientes se encontram internados com COVID-19 no Hospital Municipal Pedro I, sendo um deles em UTI. A unidade hospitalar já suspendeu as visitas e passou a exigir o uso de máscaras nas dependências e está redirecionando o Hospital de Campanha exclusivamente para internação de pacientes com coronavírus.

Mudanças na vacina – Os casos aparentam ser uma nova subvariante da Ômicron. Dessa forma, a vacinação atenua os sintomas da doença, uma vez que a vacina Bivalente protege da Ômicron. Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou que a vacina passou a integrar o Calendário Nacional de Imunização e será ofertada de forma regular a cada seis meses para idosos, imunossuprimidos, gestantes e puérperas e de forma anual para os outros grupos prioritários. As crianças de seis meses a menores de cinco anos devem tomar um esquema de três doses de reforço.

No final de 2023, a Vigilância em Saúde do Município já havia emitido uma circular orientando o uso de máscaras nas unidades hospitalares. Contudo, a ação mais importante é a vacinação. A cobertura vacinal está abaixo de 20% na cidade. O imunizante está disponível em todas as salas de vacina, no Terminal de Integração e no ponto do Natal Imunizado.

CODECOM/PMCG



Botão Voltar ao topo