Covid-19: Brigada de Higienização da Prefeitura de Campina Grande intensifica ações de limpeza neste final de semana

Equipes foram às ruas no sábado à noite e neste domingo movimento chegou às Feiras da Prata e Liberdade

 

Em mais um final de semana de trabalho intenso com as medidas de prevenção à Covid-19, as equipes da Prefeitura de Campina Grande foram às ruas da cidade com a missão de intensificar a higienização e sanitização das feiras e mercados públicos, praças, arcas e áreas centrais com maior fluxo de pessoas, a exemplo do Calçadão da Cardoso Vieira, Terminal de Integração de Passageiros, além de parte das ruas Floriano Peixoto e Marques do Herval. O objetivo dessa ação é reforçar a campanha educativa, em relação à covid-19, que, infelizmente, registrou nos últimos dias um avanço no números de casos ativos e de internações.

A ação deste domingo, 23, se concentrou nas Feiras da Prata e da Liberdade, que tradicionalmente recebem fluxo significativo de pessoas desde as primeiras horas do dia. Já no sábado, a operação foi levada à Feira Central de Campina Grande, que recebe comerciantes e compradores do município e de cidades vizinhas. Entre as ações estavam a distribuição de máscaras descartáveis e higienização com álcool em gel. Foi realizada ainda orientação, aos feirantes e pessoas que estavam fazendo suas compras, sobre os cuidados em manter o distanciamento e evitar aglomerações.

Com o novo Decreto Municipal, anunciado na sexta-feira da semana passada, 21, impondo medidas mais restritivas, o prefeito Bruno Cunha Lima, mesmo reconhecendo o comprometimento da equipe, pediu que fossem intensificadas as ações, principalmente da “Brigada da Higienização”, nos locais de maior movimentação. O novo decreto determina, entre outras medidas, o fechamento de áreas de lazer, redução no horário de funcionamento dos bares, restaurantes e similares, além do toque de recolher.

As equipes da chamada “Brigada de Higienização” são formadas por servidores das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além de dois órgãos da administração indireta, que são a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e o Procon Municipal.

Ações da Sesuma

Neste final de semana, a equipe da Sesuma manteve trabalho redobrado nas ações de sanitização, um procedimento higiênico-sanitário que evita a recontaminação de ambientes. São utilizados produtos especiais e bombas de pulverização, com produtos químicos (cloro e detergentes) e na lavagem, além do cloro, é acrescido detergente e o sabão em pó. A equipe da Sesuma utiliza nesta operação diária, de lavagem e dedetização, dois caminhões-pipa, bombas d’àgua, cloro, detergente e sabão em pó.

A determinação é manter essas ações, enquanto perdurar a pandemia, em todas as feiras e mercados públicos da cidade e dos Distritos. No entanto, é necessário que a população faça sua parte, usando máscaras, higienizando as mãos com o uso de álcool ou com água e sabão, além de utilizar os lavatórios disponibilizados nas feiras livres da cidade. Necessário ainda manter o distanciamento social, medida que reduz os riscos de contaminação do vírus da Covid-19.

Codecom

Load More Related Articles
.