Conheça a trajetória do Dr. Jorge Alberto, político pocinhense que faz a diferença

 

 

Ao conceder entrevista ao programa Caturité nos Municípios, o presidente da Câmara Municipal de Pocinhos, advogado  Jorge Alberto de Souza, fez um relato de sua vida pública, que praticamente começou em 1977, ao ser contratado como motorista da Prefeitura Municipal, na gestão do então prefeito Sílvio Souto de Oliveira( in memorian), para trabalhar nos feriados e finais de semana, tirando as folgas de Leôncio( ambulância) e Naldinho Anselmo ( ônibus),

Anos depois, após concluir o curso de Direito, foi por indicação do então secretário de administração, Geraldo Avelino, já no Governo Clóves Chaves ( Clovão), em 1983, convidado para ser assessor de Gabinete, e depois Procurador do município.” Nas gestões Adriano Galdino, Hermes Filho e na primeira do atual prefeito Cláudio Chaves, assumi a secretaria de administração, sempre no início de cada Governo, “ para arrumar a casa”.

Poucos sabem, mas Dr. Jorge Alberto, foi professor do Colégio Municipal Padre Galvão, suplente de Delegado e Defensor Público da Comarca. Mas o que mais lhe alegra, foi como advogado, atuar em defesa de seus conterrâneos principalmente os mais humildes, que não podiam pagar honorários, “ isso era e continua sendo prazeroso. Por esse gesto é conhecido como “ advogado dos pobres”.

Na política, foi efeito vereado pela primeira vez em 1988, quando Pocinhos escolheu  Salvino Souto ( Vinoca), prefeito do município. São seis mandatos de vereador , e  está presidente pelo sexto  biênio ( 12 anos). Nunca perdeu eleição.

 

Ficou alguns anos sem disputar mandatos, pois resolveu se mudar para  Campina Grande pensando no estudo dos filhos. “ Eu não me sentia confortável, me candidatar a vereador, morando em outra cidade”. Com os filhos bem encaminhados nos estudos, em 2013 retornou e novamente se elegeu vereador, se reelegendo em 2016. Seu projeto político, para 2020, é a reeleição, mesmo tendo sido sondado para disputar os cargos de prefeito ou vice.

Considerado um gestor super organizado, na sua primeira presidência, adquiriu um imóvel na rua Getúlio Vargas, para que seu sucessor construísse um prédio próprio para a Câmara Municipal, que funcionava num anexo da Prefeitura. Outros presidentes, contribuíram com a mova sede , mas em 2019, Dr. Jorge, investiu quase R$ 200 mil e ampliou o prédio, adquiriu equipamentos, climatizou e transformou a Casa Legislativa como uma das melhores da região.

Na sua gestão como presidente, além da ampliação da estrutura física do prédio, reformou plenário, com nova galeria, inclusive dividida por vidraças, adquiriu novo som, construiu sala e organizou todo  arquivo, sala para vereadores,  tanto para os de oposição como situação; um mini-auditório, climatizou, adquiriu computadores, impressores, mobiliário novo, TVs, microfones para cada vereador, reduziu quadro de comissionados de 40, para apenas 10; reformulou novo regimento.

 

Foi na gestão Jorge Alberto, que foi criada uma comissão de vereadores para inspecionar obras; promoveu sessões para debater os principais problemas da cidade; promoveu tribuna livre; adquiriu um terreno para implantar garagem, arquivo e biblioteca( àrea do antigo Ipase); fez devolução de dinheiro ( em torno de 150 mil reais), para o Executivo investir em obras.

Em 2017, conseguiu junto ao deputado Aguinaldo Ribeiro, uma emenda de R$ 2 milhões e 800 mil reais, a maior emenda de um parlamentar, que ajudou muito a gestão do prefeito Cláudio Chaves, em 2017, em custeio de saúde;  e pra quem não sabe, é o criador do maior evento cultural e turístico  do município,  a Cavalgada Ecológica. Foi através de seus requerimentos e projetos que a população foi bastante beneficiada com infraestrutura, e outros ações.

Por tudo isso, tem seu trabalho reconhecido pela oposição como situação, pois já esteve dos dois lados, principalmente em gestões onde seus candidatos a prefeito não se elegeram, mas mesmo assim manteve  o equilíbrio, a ética e principalmente a lealdade.

Este resumo, mostra um pouco da trajetória de um dos políticos mais coerentes e respeitados de Pocinhos, que reúne todas as qualificações para exercer qualquer função pública.

O “ advogado dos pobres”, ainda tem muita lenha para queimar. O futuro a Deus pertence.

Redação e fotos: Ubiratan Cirne

 

 

Load More Related Articles
.