BrasilDestaques

Combate à dengue: Romero Rodrigues apresenta projeto para garantir acesso dos agentes de saúde às comunidades rurais



Para facilitar o acesso dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias a comunidades rurais remotas, o deputado federal e líder do Podemos na Câmara, Romero Rodrigues, apresentou um Projeto de Lei (104/24) que obriga gestores a destinarem veículos da administração pública para atividades destes profissionais de saúde, como a prevenção ao mosquito da dengue, por exemplo.

De acordo com a matéria, a permissão excepcional para a utilização de veículos oficiais da administração pública por agentes de saúde para atividades em zonas rurais de difícil acesso é uma medida crucial, pois proporciona maior eficiência na execução das ações de prevenção a doenças. A medida reduzirá o tempo de deslocamento, permitindo que esses profissionais atendam a um número maior de pessoas.

“Esse projeto foi uma solicitação dos próprios profissionais no sentido de garantir o deslocamento adequado dos agentes para áreas rurais e reforça o compromisso com a equidade no acesso aos serviços de saúde. Não podemos admitir que comunidades distantes não tenham o mesmo direito a cuidados de saúde básicos que áreas urbanas”, justificou Romero Rodrigues.

O deputado destaca ainda que a presença mais frequente dos agentes nessas localidades poderá contribuir também para a identificação precoce de surtos de doenças. “O Brasil tem apresentado, este ano, um aumento expressivo de casos de dengue e a atuação dos agentes de saúde é decisiva para combatermos a doença. Por isso, precisamos garantir as melhores condições de trabalho para estes profissionais”, finalizou.

Botão Voltar ao topo