
Após um fim de semana de muita chuva na região do Cariri paraibano, o açude de Boqueirão registrou nesta segunda-feira (13) a primeira recarga de 2025. Só em Sumé foram mais de 165mm.
Este último final de semana foi marcado por fortes chuvas em diversas cidades do Cariri paraibano, enchendo a população da região de esperança em um ano promissor e de um bom inverno.
As primeiras precipitações de 2025 trouxeram alívio aos moradores e dominaram as redes sociais, com internautas compartilhando imagens e vídeos das chuvas que animaram tanto a zona urbana quanto a rural.
Em Serra Branca, as chuvas intensas provocaram correntezas nas ruas, chegando a invadir calçadas e até arrastar cadeiras de estabelecimentos comerciais no centro da cidade.
No município de Monteiro, as precipitações também surpreenderam. Na zona rural, o Sítio Serrote registrou impressionantes 170 milímetros de chuva, enquanto o Sítio do Meio alcançou 150 milímetros. Outras localidades rurais do município também relataram índices elevados de chuva.
Com as fortes chuvas caídas durante este final de semana, na manhã desta segunda-feira(13), alguns mananciais a exemplo do Rio Paraíba registrou uma forte cheia em seu aporte hídrico. Açudes das região, como o açude Porção em Monteiro e de um açude no Sítio Serrinha, na zona rural de Serra Branca, também registraram sangria em seu manancial.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que novas chuvas continuem a ocorrer nesta segunda-feira, não apenas no Cariri, mas em outras regiões da Paraíba.
O cenário renovou a esperança dos agricultores e da população em geral, que aguardam um ano de fartura e boas colheitas, marcando um início de 2025 de otimismo e fé em dias melhores.
veja aonde mais choveu
AÇUDE EPITÁCIO PESSOA
De acordo com informações do Departamento Nacional de Obra Contra as Secas (Dnocs), de 11 a 13 de janeiro, o manancial obteve um aumento de 3 centímetros na lâmina de água, o que representa uma recarga de 825.182 m³.
Agora, o volume do reservatório é de 231.156.223 m³, o que representa 49,55% da capacidade total de armazenamento de Boqueirão.
O açude deverá continuar recebendo novas recargas diante das chuvas que estão caindo na região.
Dados oficial do DNOCS/ANA/AESA – Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – Dia 13.01.2025 – Volume 231.156.223 m³ ( 49,55%).
De 11 a 13.01.25 aumento de 3 cm na lâmina d’água correspondente a 825.182 m³ .
Válvula Dispersora aberta deste o dia 26.12.24 com 300 l/s.
Crédito: Paulo Cordeiro e Isnaldo Costa.
( redação com blog do Max Silva)