A Central de Acesso do Cidadão aos Serviços do SUS (AcesSUS) realizou no mês de agosto de 2023 o total de 32.644 atendimentos de ligações telefônicas. Desse total, foram realizadas 9.310 marcações de procedimentos, sendo 5.772 agendamentos de consultas e 5.538 de exames.
Isto representa 28% do total de chamadas telefônicas. As demais ligações são para tirar dúvidas ou encaminhamento para outros ramais. A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, pelo telefone (83) 3077-1321.
Antes da abertura para as marcações, a central já funcionava desde janeiro para retirada de dúvidas e transferências. Nesse período, o serviço recebia pouco mais de 10 mil ligações por mês. Com a ampliação para a AcesSUS, houve mais que a triplicação do número de atendimentos.
Ressaltando que a Central também passou a realizar o agendamento pelo telefone para consultas com os médicos das Unidades Básicas de Saúde, evitando que a população precise se deslocar até a UBS para realizar essa marcação.
Os cidadãos com solicitação de marcação de procedimentos, como exames e consultas com especialistas, também podem telefonar para buscar informações sobre o andamento do agendamento das suas solicitações. Os atendentes são operadores de regulação com habilitação para realizar as marcações nos casos possíveis. Agendamentos que necessitam de laudos para a Auditoria como ressonância, tomografia com contraste, colonoscopia, continuam sendo marcados presencialmente na Secretaria de Saúde.
A instalação do serviço foi possível graças à aquisição de 200 aparelhos do tipo VOIP e à instalação desse modelo de telefonia, que funciona pela internet, representando economicidade nos contratos com serviços de telefonia e mais eficiência na rede. Todas as unidades, os serviços, os hospitais estão conectados à Central AcesSUS.
Codecom