CidadesDestaques

Centenas de trabalhadores por trás da festa do Maior São João do Mundo garantem o brilho do evento



O São João de Campina Grande conta com o trabalho duro de muitos personagens dos bastidores. Eles incluem funcionários de bares e restaurantes, vendedores ambulantes e equipes de limpeza pública. Todos trabalham incansavelmente para garantir que os visitantes tenham a melhor experiência.

Enquanto a multidão curte a festa do Maior São João do Mundo, no quartel general do Forró, em Campina Grande, há um grupo de pessoas que trabalha duro para garantir que tudo corra bem. São os trabalhadores dos bares e restaurantes, da limpeza pública e vendedores, que atuam incansavelmente para proporcionar uma experiência agradável aos visitantes.

Nos bares, os funcionários preparam bebidas e petiscos para atender à demanda dos festeiros. Os garçons, por exemplo, desempenham um papel importante na festa, atendendo aos clientes nos bares e restaurantes. Eles se desdobram para atender a todos com rapidez e eficiência.

Eles trabalham em rodízios de mesas para garantir que o serviço não pare e atenda todos com excelência. “Nós abrimos a casa às 18h e só fechamos quando o último cliente sair. Nós servimos às mesas em forma de rodízio para que todos sejam atendidos e que os garçons todos atendam o suficiente para satisfazer os clientes. É cansativo, mas vale a pena. A gente se diverte também, vendo as pessoas felizes”, conta o garçom Danilo Carneiro.

Os vendedores ambulantes também marcam presença na festa, oferecendo uma variedade de produtos aos visitantes. Eles vendem desde comidas típicas até souvenirs da festa. Polyana Ferreira, 18 anos, vende churros há dois anos no Parque do Povo. Ela afirma que o preparo começa cedo para deixar tudo pronto para receber o público. “Eu chego aqui por volta das três da tarde para limpar a máquina e separar todo material. Abastecemos as máquinas, testamos e deixamos tudo certo. É uma oportunidade ótima de ganhar um dinheiro extra, no dia de Japãozinho, por exemplo, a gente vendeu mais de 280 churros. Foi o dia mais lucrativo até agora”, disse.

Festa bonita

Nas ruas, a equipe de limpeza pública atua para manter o local limpo e organizado. Eles recolhem o lixo, varrem, catam latinhas e garantem que os visitantes possam desfrutar da festa em um ambiente agradável. A própria Prefeitura de Campina Grande empenhou esforços para contratar de forma temporária estes trabalhadores, desde o início do ano. Através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente – SESUMA, com auxílio logístico do Sine Municipal, foram contratados 255 profissionais, entre auxiliares de Serviços Gerais e Fiscais de Apoio.

É o caso de Carla Dayana, desempregada desde janeiro, que conseguiu ver nesta oportunidade uma salvação da rotina de procurar emprego todos os dias. “Isso aqui é uma oportunidade pra gente sair da agonia de procurar emprego, por um tempo. Eu estava precisando muito, gosto de trabalhar seja em qualquer função, eu dou conta. E aqui, mesmo estando trabalhando a gente se sente parte da festa também, contribuindo para que tudo fique bonito”, destacou.

Esses são apenas alguns dos trabalhadores que atuam nos bastidores da festa do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Graças ao esforço e dedicação dessas pessoas, os visitantes podem desfrutar de uma experiência inesquecível ao conhecer a festa que completou 40 anos.

Codecom



Botão Voltar ao topo