DestaquesParaíba

Campina Grande, obras do Canal de Bodocongó avançam e segunda etapa entra na reta final



As obras de construção do Canal de Bodocongó, na Zona Oeste de Campina Grande, seguem em ritmo acelerado, com a segunda etapa já entrando na fase final. O projeto de infraestrutura urbana do canal visa melhorar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos na região.

Na atual fase da obra, que se estende até a rua Iara Amaral, o canal e a ponte já foram completamente finalizados. Além disso, a terraplenagem do lado esquerdo do canal está avançando, restando apenas a execução da sub-base, base e a camada de asfalto para a conclusão dessa etapa. No lado direito, foi realizado o dreno com pedras e está em andamento a construção de um canal auxiliar para dar suporte à próxima fase da terraplenagem.

A previsão é de que essa segunda etapa seja concluída até o final de 2024, trazendo melhorias significativas para a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores da Zona Oeste de Campina Grande. A segunda etapa das obras do Canal de Bodocongó será finalizada na rua Iara Amaral. Após sua conclusão, será iniciada a terceira etapa, que vai se estender até a Avenida Francisco Lopes de Almeida.

Com cerca de 120 mil moradores beneficiados, os bairros atendidos incluem Malvinas, Bodocongó, Conjunto dos Professores, Ramadinha, Dinamérica e Santa Rosa. O Canal de Bodocongó, com aproximadamente 6 km de extensão, é uma obra essencial para a infraestrutura de Campina Grande.

Iniciada em 2023 pelo prefeito Bruno Cunha Lima, a segunda etapa das obras foi viabilizada por meio de recursos da Caixa Econômica Federal, emendas parlamentares, repasses da União e recursos próprios da Prefeitura. O valor total investido nessa fase é de R$ 12 milhões.

A terceira etapa da obra irá compreender o trecho entre as imediações da rua Iara Amaral, até o encontro do canal com a Avenida Francisco Lopes de Almeida, na ponte do Cruzeiro, com aproximadamente 400 metros de extensão.

Orçada em R$ 25 milhões e financiada com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), esta fase – terceira – terá um prazo de 18 meses para ser concluída. Além da continuidade do canal, a obra incluirá a construção da ponte do Cruzeiro, reforçando o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana.



Botão Voltar ao topo