DestaquesNotícias

Câmara Municipal de Queimadas realizou sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher



Na  quinta-feira, 27/03, a Câmara Municipal de Queimadas fez uma homenagem  em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O presidente Ricardo Lucena abriu a sessão e em seguida convidou as vereadoras Maria Madalena Pereira da Silva Araújo e Sandra Maria Pereira da Costa para presidir a sessão especial.

Participaram da  sessão,  a prefeita Delúsia Barros da Silva;  Luana de Sousa Brito, servidora da Secretaria Municipal de desenvolvimento Social;  Débora Barros Fernandes, secretária municipal de educação:  Eugênia Bernardino, servidora da Secretaria Municipal de Saúde;  Eva Maria Cordeiro Lucena, servidora do Hospital Regional de Queimadas e Marne Rêgo, ex-primeira-dama do município de Queimadas, foram homenageadas

A vereadora Sandra Pereira falou sobre o momento solene.  “É com muito prazer que recebo todos vocês aqui nesta Casa e quero dizer  que o mundo, hoje em dia, avança com a força da mulher. É muito importante a nossa participação nas conquistas e nos avanços da sociedade, onde já podemos ver as transformações ocorridas através da sensibilidade que  nós carregamos no coração. Quero deixar aqui o meu abraço e a minha homenagem a todas a mulheres aqui presentes e ausentes , e dizer que o mundo hoje é bem melhor depois que a mulher começou a atuar. Que sejamos instrumentos de Deus, onde quer que ele nos  direcione , e que possamos exercer com responsabilidade e muita fé.

A vereadora Maria Madalena Pereira da Silva também usou a palavra.  “Hoje, dia 27 de março, a Câmara de Vereadores tem o prazer de realizar esse momento alusivo ao Dia da Mulher. Saúdo a todas vocês. Cito aqui, algumas que representam todas às  queimadenses, que denominamos de “mulheres notáveis”.

Ainda na sua fala ela frisou que “ cada uma em sua área de atuação e  profissão se destacam pelos seus feitos e os motivos pelos quais foram escolhidas como notáveis. Parabenizo as mulheres e mães dos  colegas  vereadores e a todas as mulheres que trabalham na administração municipal em busca de um melhor desenvolvimento para o município, independentemente dos cargos que ocupam na administração”, concliu.

Durante o evento foram prestadas homenagem a dezessete mulheres que se destacam ou se destacaram  nos diversos segmentos da sociedade  que receberam o   Diploma “Mulheres Notáveis”.

O presidente da Câmara Ricardo Lucena de Araújo destacou que março é um mês especial para celebrar a força e o protagonismo das mulheres em todas as áreas da sociedade.”   Ao longo da história, elas enfrentaram desafios, romperam barreiras e conquistaram espaços com coragem e determinação. Queimadas hoje é administrada por uma mulher, nossa querida prefeita Delúsia Barros, que une forças com várias mulheres, nas Secretarias de Administração, Finanças, Educação, Cultura, Instituto de Previdência e diversos outros setores da estrutura administrativa que, juntas, em tão pouco tempo de gestão, já tem prestado um serviço de excelência ao nosso município”.

Anda na sua fala Ricardo afirmou: “Tenho certeza, que ao lado de nossas vereadoras, temos um grande serviço a prestar para todas as mulheres queimadense. Hoje, são três mulheres no Poder Legislativo. Mulheres empoderadas que são tratadas nesta Casa, de igual para igual, com direito a vez e voz, que usam suas prerrogativas para fortalecimento da sociedade queimadense”.

A Prefeita Delúsia Barros, emocionada e agradecida também usou da  palavra.  “ Está representando todas as mulheres é um motivo de grande alegria, de grande prazer, mas também de uma responsabilidade imensa. Que é uma grande honra está na Prefeitura todos os dias cumprindo o desafio de cuidar das pessoas, ser esse instrumento, de ser resolutividade na área da educação e na área da saúde, principalmente. Isso pra mim é  um grande prazer e uma grande alegria por ser uma mulher gestora, que 62 anos depois, está à frente de uma cidade grande, com mais de cinquenta mil habitantes. Tenho certeza  que Deus  está nos capacitando todos os dias, para servir ao nosso  povo”.

Luana Brito, destacou que o dia 8 de março é um dia para refletir, não para romantizar apenas pela existência das mulheres. Bom lembrar que neste dia. Anos atrás nasceu da luta por direitos, igualdade, para que a mulher seja reconhecida e participante da sociedade. A  mulher não apenas como uma cuidadora, dona de casa, mas que também participa enquanto cidadã que vota e é eleita”.

Falou de outra grande conquista. O direito de votar. “  São 93 anos em que a mulher pode votar no Brasil.  Na história dessa Casa Legislativa, esse não é o momento em que temos mais representação, tivemos outro momento (1997/2000) com as vereadoras, Josete, Edileusa, Maria da Penha e Maria do Carmo. D esde a Constituição de 1988 a mulher tem igualdade de direitos, assim como os homens, mas que tem ainda um grande espaço para conquistar”.

Luana lembrou que  “ Queimadas tem avançado em número de conquistas no IDEB, mas quer mais para nossas meninas e mulheres, que desejam  ingressar nas universidades, cursar uma pós, que possam entrar na política, na vida pública, assim como em outros espaços”. No final destacou que no governo do ex-prefeito Carlinhos de Tião, as mulheres tiveram o reconhecimento ocupando o maior número de Secretarias e que continua acontecendo no governo da atual Prefeita Delúsia Barros.

Também se pronunciaram os Vereadores Fabiano da Silva Pereira, Luis Julimar Bezerra, Belmiro Juvenal de Melo Júnior e Matheus Maia Paz.

A Sessão Especial foi encerrada, com uma oração, pela ex-primeira-dama do município de Queimadas Marne Rêgo.

( Ascom – CMQ)



Botão Voltar ao topo