Bruno lança programa que vai promover transformação na Atenção Básica da Saúde de Campina Grande

Além da tecnologia, Saúde de Verdade prevê investimentos em infraestrutura e dignidade no atendimento à população do Município

O prefeito Bruno Cunha Lima apresentou, na manhã desta quinta-feira, 16, no Teatro Municipal Severino Cabral, o Programa Saúde de Verdade, um novo plano municipal de médio prazo para a saúde, que tem como propósito maior promover uma verdadeira transformação na qualidade do atendimento à população, com o uso da tecnologia e novos serviços, além de investimentos na requalificação física de toda a rede. O programa será totalmente bancado com recursos próprios do Município.

Segundo o prefeito, essa é uma ação que vinha sendo pensada e formatada desde o início de sua gestão, envolvendo várias secretarias. E, para formulá-la, aconteceu um amplo diagnóstico da rede municipal de saúde, com pesquisas técnicas e também escutando a população e os profissionais da rede.

“Graças a este esforço, vamos transformar a qualidade do atendimento, facilitar a vida das pessoas e investir recursos na melhoria das unidades de saúde de todo o município”, acrescentou o prefeito.

Bruno explicou que o novo programa terá três eixos principais, que serão implementados ao longo dos próximos três anos: a) Requalificação física e expansão da rede municipal de saúde, b) Qualidade e garantia do atendimento médico à população e c) Transformação tecnológica.

De acordo com o prefeito, os três pilares do programa vão acontecer de forma simultânea. No campo estrutural, a meta será construir postos em áreas que ainda não dispõem deste tipo de benefício, a exemplo de comunidades populosas como Palmeira Imperial, Grande Campina, Alto da Serra e bairro dos Portais. Haverá, ainda, a recuperação dos equipamentos com instalações deterioradas, a exemplo do que já foi feito no bairro Cinza.

Quanto ao atendimento, a meta será proporcionar um nível de excelência no atendimento à população, por meio da garantia permanente da presença das equipes de múltiplos profissionais nos postos de saúde. Para tanto, já foram convocados, este ano, 169 médicos e dentistas recentemente aprovados em concurso público. Além disso, o programa visa assegurar a entrega de medicamentos em domicilio, sendo este o caso de remédios de uso contínuo.

Uso da tecnologia

Tudo isso, conforme relatou, será possível mediante o emprego daquilo que Campina Grande tem de melhor: a tecnologia. Dessa forma, o cidadão terá fácil acesso e possibilidade de marcação de consultas, o que será feito por meio de uma central de tele-atendimento. Também será facilitada a marcação de exames, inclusive em relação aos serviços contratados junto à rede privada.

A solenidade de lançamento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, com a presença da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima; do secretário municipal de Saúde, Gilney Porto, entre outros secretários e dirigentes de órgãos municipais, autoridades e vereadores. Antes do evento, o prefeito recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva, no mini-teatro Paulo Pontes.

Codecom

Load More Related Articles
.