Bruno abre primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo de Campina Grande e destaca política de investimentos no setor

O prefeito Bruno Cunha Lima participou na manhã desta terça-feira, 8, da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em 2022. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae, no bairro do Catolé. Entre as pautas desta reunião foram tratadas ações planejadas para 2022, com destaque para o calendário turístico de Campina Grande. A reunião foi uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sede).

O objetivo do Comtur é incentivar e orientar o turismo em Campina Grande; contribuir para a definição da política de turismo; propor a geração, captação e alocação de recursos para ações da área; articular organismos públicos e privados; estudar e promover medidas de difusão do turismo.

Segundo o prefeito, Campina Grande se consolidou, ao longo do tempo, como importante polo turístico. Este fator é fundamental para uma cidade onde 70% da sua população economicamente ativa está na atividade de terceiro setor, no comércio ou na prestação de serviços. “Isto é naturalmente impactado pela atividade turística, tanto o chamado turismo de eventos, como o de negócios”, destacou.

De acordo com Bruno, o turismo campinense também vai desfrutar de grandes avanços, por conta da criação do Fundo Municipal de Turismo. Prova disso é que ações estão sendo consolidadas junto ao Ministério do Turismo, além da Embratur e de empresas privadas, para a captação de recursos destinados a este segmento da economia. Conforme garantiu, os efeitos positivos serão verificados ao longo do tempo.

O prefeito ainda pontuou que a captação de recursos públicos e privados acontecerá de diversas formas, a exemplo do Imposto de Renda de quem queira destinar verbas para o turismo, além do apoio de instituições, como bancos interessados em fazer investimentos para setores culturais.

Com o dinheiro a ser arrecadado, Bruno defende a profissionalização cada vez maior do setor turístico, como também a concretização de investimentos destinados à divulgação da cidade nos maiores eventos turísticos do Brasil e do mundo.

Na visão de Bruno Cunha Lima, a divulgação turística de Campina Grande tem dado visibilidade ao município, tendo como consequência a atração de empreendimentos em diversas áreas. Por isso, mesmo em meio à pandemia da covid-19, a cidade conseguiu, ao lado de Feira de Santana (BA), ser um dos maiores geradores de empregos na região Nordeste ao longo de 2021. No ano passado, Campina Grande gerou mais 7.600 novos empregos.

Por sua vez, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, disse, na abertura do encontro, que foi de grande importância a participação de todo o trade turístico nesta primeira reunião do Comtur. Segundo ela, estão previstos diversos eventos e ações para este ano, daí a necessidade do pleno engajamento entre o governo municipal e o setor para o desenvolvimento turístico local.

Além do prefeito, o encontro foi prestigiado por outras autoridades municipais, a exemplo dos secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Dinho (Sejel), Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia), Giseli Sampaio (Cultura), Miguel Ângelo (Coordenador de Turismo), Roberto Santa Cruz (assessor especial) e Marcos Alfredo (Codecom).

Codecom

Load More Related Articles
.