CidadesDestaques

Boa Vista, cidade do Cariri paraibano, nunca elegeu mulheres para cargos públicos em sua história

Mulheres nunca ocuparam os cargos de prefeita, vice-prefeita ou vereadora. Boa Vista se tornou cidade em 1994 e a primeira eleição aconteceu em 1996.



O município de Boa Vista, localizado no Cariri paraibano, é a única cidade do estado que nunca elegeu uma mulher para os cargos de prefeita, vice-prefeita ou vereadora.

Levantamento feito pelo g1 aponta que Boa Vista escolheu apenas homens para ocupar cargos eletivos em sua história. Boa Vista teve sua emancipação política ocorrida em 1994, há 30 anos. A primeira eleição municipal da cidade aconteceu em 1996.

Na Câmara Municipal, composta por nove vereadores, todos são homens. As mulheres já chegaram a ser suplentes, mas, de acordo com o atual presidente da Câmara e prefeito eleito em 2024, Fernando Aires (Republicanos), nenhuma delas assumiu.

Boa Vista conta com uma população de 6.377 habitantes, segundo o Censo de 2022. Entre os eleitores aptos a votar, 3.090 são mulheres e 2.989 são homens.

Fernando Aires é o prefeito eleito de Boa Vista, na PB, e presidente da Câmara Municipal — Foto: Arquivo Pessoal

Fernando Aires é o prefeito eleito de Boa Vista, na PB, e presidente da Câmara Municipal — Foto: Arquivo Pessoal

Fernando Aires destacou ao g1 que as mulheres são a maioria no eleitorado de Boa Vista e elas também marcam presença na atual administração da prefeitura, que possui mulheres assumindo pastas importantes da cidade, como Educação e Saúde.

“Difícil apontar os fatores que não garantiram esse resultado (eleição de mulheres). No entanto, gostaria de apontar fatores que poderiam tornar esse cenário uma realidade em nosso município. Por exemplo, nós temos as mulheres como maioria em nosso eleitorado, contamos também com a presença maciça de mulheres na administração pública. Diante desse cenário, acredito firmemente que está cada vez mais perto de termos uma mulher ocupando lugares de ainda mais importância em nossa cidade”, afirmou Fernando Aires.



Botão Voltar ao topo