Barra de Santana será contemplada com programa de doação de alimentos

 

O município de Barra de Santana, foi contemplado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), através da Secretaria Executiva de Economia Solidária, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra com Doação Simultânea (CDS), que beneficiará mais de 800 FAMÍLIAS de nosso município, integrantes do Programa Bolsa Família(PBF) e inseridas no CRAS, através do Programa de Assistência Integral as Famílias(PAIF).

O PAA,  integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(SISAN) e entre suas principais finalidades estão o incentivo da agricultura familiar e a promoção do acesso à alimentação saudável para as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e valores compatíveis aos de mercado, e os destina às pessoas em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional e àquelas atendidas pela rede socio-assistencial, pelos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na prática, as famílias cadastradas passarão a receber alimentos advindos da agricultura Familiar, que consistem em tubérculos: batata, inhame, macaxeira, além de legumes e frutas, de forma mensal, numa parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Barra de Santana.

Neste momento, toda equipe da SMDH está empenhada em cadastrar as famílias e enviá-las à SEDH, através da coleta de dados, nos sistemas do Cadastro único e Bolsa família, digitação e envio.

De acordo com a secretária, Antônia Araújo esta é uma das maiores conquistas da atual gestão municipal, na linha de prestação de serviço socio-assistencial, haja vista que a ação irá beneficiar as famílias que mais necessitam de apoio na garantia do direito básico de cidadania: a alimentação.

Load More Related Articles
.