
O município de Barra de Santana é referência na produção de bandeirolas desde a época do seu precursor Antônio Padre, que aqui iniciou a confecção e comercialização para toda a região Nordeste do país.
Atualmente, inúmeras famílias fazem desse negócio sua principal fonte de renda, diversos produtores de bandeirolas, geram empregos e fortalecem essa cultura local, tendo em vista o grande número de produção deste item decorativo tão importante no período junino e em outras festividades culturais de nossa região.
A prefeita Cacilda Andrade, disse que “tem orgulho de saber que em cada canto do nordeste, tem um pedacinho de Barra de Santana, em forma de bandeirola, colorindo e alegrando uma das melhores épocas do ano, que é o São João.
“Valorizar a produção das bandeirolas, é valorizar nossa cultura, incentivar nossa economia e potencializar nossas riquezas culturais”, complementou a gestora que tem dado todos apoio aos empreendedores dessa atividade e de outro segmentos.
O vereador Jurema Barreto, presidente da Câmara Municipal de Barra de Santana, filho do percussor desta atividade, fala orgulhoso do seu pai que iniciou como apenas uma fonte de renda para o sustento da família, e acabou garantindo emprego e renda para centenas de famílias. ” Neste período junino não falta trabalho e renda e saber que foi meu pai quem plantou esta semente me deixa muito feliz”, concluiu.
( redação com Ascom-PMBS)