
Os atletas de time de remo que morreram em acidente com carreta na noite deste domingo (20) no Paraná conquistaram medalhas em competição no fim de semana. Eles faziam parte do projeto Remar para o Futuro, ligado à Prefeitura de Pelotas (RS), e tiveram sete medalhas no Campeonato Nacional de Remo Unificado.
As medalhas foram conquistadas na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo). Os atletas conseguiram a medalha de ouro no four skiff masculino com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo no sábado (19).
No domingo, último dia de provas, Helen Belony, uma das vítimas, ganhou a medalha de ouro no four skiff feminino junto de Evelen Cardoso, Vitória Brandão e Isabela Silveira. O grupo ainda conquistou outras três medalhas de prata e duas de bronze.
Eles representaram o Clube Centro Português 1º de Dezembro na competição por equipe e ficaram na sexta posição, superando clubes tradicionais, como o Pinheiros. As oito vítimas do acidente conquistaram medalhas. Oguener Tissot, treinador do time, idealizador do projeto e um dos mortos, classificou o desempenho dos atletas como “excelente” e “histórico”.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no lugar onde ocorreu o acidente que matou atletas de time de remo. Foto: Divulgação
O projeto Remar para o Futuro faz a formação de talentos do remo, uma modalidade olímpica, e virou uma referência por revelar cerca de 60% dos atletas da base que participaram das seleções brasileiras nos últimos anos.
Veja a lista das vítimas do acidente:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicoli Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
( redação com A PALAVRAPB)