CidadesDestaques

Arte Produções considera a realização dos 40 anos do Maior São João do Mundo bem-sucedidade e histórica

O evento teve 93,3% de aprovação ótimo e bom, apontados pela pesquisa realizada pelo Instituto Datavox



Preservar e potencializar a representatividade simbólica, cultural, turística e
econômica de uma festa popular com a dimensão e solidez do Maior São João do
Mundo é um desafio grandioso, ainda mais quando é abraçado por quem passa a
assumir a gestão do evento em uma edição especial de 40 anos. Na avaliação da
também quarentona Arte Produções, que topou esse desafio, a missão foi realizada
com sucesso graças a vocação do campinense de acolher quem trabalha para
engrandecer a Rainha da Borborema e a disposição e profissionalismo de quem
chegou com o compromisso de deixar uma contribuição para a cidade.

Nessa intersecção de valores e interesses ganhou o Maior São João do Mundo, a mais
representativa festa popular da cultura nordestina, construída com a genuinidade e
inventividade do povo de Campina Grande e atualizada este ano com um toque
cearense para somar forças em favor da potencialização do Nordeste como destino
turístico cultural.


O Maior São João do Mundo 2023 privilegiou o artista nordestino, que representou
85% das atrações do Palco Principal. Um palco por onde passaram nomes
internacionais em diversos festivais de música do País e que em Campina Grande
teve 69% dos artistas da programação voltada para o espaço da Arena Show
cantando o gênero forró na versão raiz e nas suas diversas variações. Em todos os
demais palcos da festa, espalhados no Parque do Povo e nos distritos de Galante,
São José da Mata e Catolé de Boa Vista, o forró foi o rei.

Foi efetivamente o ritmo anfitrião que convidou outras expressões musicais para sentirem o gosto do que é ser
abraçado pelo público da festa junina na cidade do Maior São João do Mundo.
“Nós apresentamos ainda antes do início da festa uma programação que foi bastante
elogiada exatamente por não se preocupar exclusivamente em fechar portões como
sinônimo de sucesso, mas estava também atenta para captar o sentimento da cidade
em relação às expressões musicais que melhor pudessem traduzir o que é O Maior
São João do Mundo.”, disse Pedro Aryell, Gerente de Marketing da Arte Produções.
O resultado dessa entrega pode ser expresso também numericamente com os 2,5
milhões de pessoas que circularam no Parque do Povo durante os 32 dias de festa e
um índice de 93,3% de aprovação ótimo e bom, apontados pela pesquisa realizada
pelo Instituto Datavox.
Decoração como um espetáculo à parte

Quem mais uma vez aceitou o convite de Campina para participar dos 32 dias de festa
no arraial junino mais famoso do País encontrou uma cidade caprichosamente
ornamentada. Cartões postais como o Açude Velho, ganharam uma caracterização
junina. O Parque da Criança também se vestiu “matutamente”. A entrada da cidade
fez uma saudação aos que escolheram a Rainha da Borborema como o melhor lugar
para comemorar os festejos juninos. Os distritos também receberam decoração e o
Parque do Povo, epicentro do Maior São João do Mundo, teve um novo layout
especialmente preparado para a festa dos 40 anos, com uma cenografia inspirada na
própria história da cidade e homenageando o estilo Art déco presente na arquitetura
de Campina, bem como o cinquentenário movimento armorial

“Fizemos pesquisas antes de apresentar o projeto. Nosso departamento de
arquitetura estudou sobre a cidade e o resultado foi esse colorido que encantou os
visitantes do Parque e que para além do impacto visual ofereceu uma oportunidade
da prática de um turismo educativo sobre a memória do município”, disse Pedro Aryell.
Esta é uma edição que também deve integrar a memória de muitos visitantes que
tiveram a oportunidade de participar da festa, bem como daqueles que fizeram o
espetáculo acontecer, como os quadrilheiros, que ganharam este ano um espaço
específico para apresentações das quadrilhas juninas. O quadrilhódomo tão esperado
foi instalado na Estação Velha e manteve programação paralela às atividades no
Parque do Povo.

Inovações inclusivas

Outro destaque da edição deste ano foi a atenção prioritária a realização de uma festa
inclusiva. Todo o Parque foi montado para ficar apto para receber todas as pessoas,
incluindo aquelas com limitações de locomoção. Foram instaladas 27 rampas no local
da festa e todos os restaurantes tiveram rampa de acesso, o que permitiu a presença
mais frequente de PCD’s no Parque. Para este público foi montado também um
espaço específico na Pirâmide e no Camarote.
“A produção de uma festa dessa magnitude exige da gestão um olhar macro e com
responsabilidade inclusiva de forma que possamos nos distanciar de um modelo de
evento excludente.”, afirmou Pedro Aryell.
.

Em termos de inovação, a cidade que também é conhecida pela sua produção do
conhecimento científico e tecnológico, trouxe para o céu do Parque do Povo um show
de drones em homenagem ao Maior São João do Mundo. Um espetáculo de
tecnologia, cultura e arte para expressar como Campina ama sua criação turística,
filha da sua potencia cultural.
“Em 40 anos da Arte produções nós já realizamos diversos festivais de música no País
inteiro, inclusive festivais nacionais. Faltava O Maior São João do Mundo e para nós
foi uma honra poder também colocar nossa marca nessa história de grandes feitos.”,
finalizou Aryell

( Ascom MSJM)



Botão Voltar ao topo