Arte Produções considera a realização dos 40 anos do Maior São João do Mundo bem-sucedida e histórica
DA REDAÇÃO COM ASCOM //
Preservar e potencializar a representatividade simbólica, cultural, turística e econômica de uma festa popular com a dimensão e solidez do Maior São João do Mundo é um desafio grandioso, ainda mais quando é abraçado por quem passa a assumir a gestão do evento em uma edição especial de 40 anos. Na avaliação da também quarentona Arte Produções, que topou esse desafio, a missão foi realizada com sucesso graças a vocação do campinense de acolher quem trabalha para engrandecer a Rainha da Borborema e a disposição e profissionalismo de quem chegou com o compromisso de deixar uma contribuição para a cidade. Nessa intersecção de valores e interesses ganhou o Maior São João do Mundo, a mais representativa festa popular da cultura nordestina, construída com a genuinidade e inventividade do povo de Campina Grande e atualizada este ano com um toque cearense para somar forças em favor da potencialização do Nordeste como destino turístico cultural.
O Maior São João do Mundo 2023 privilegiou o artista nordestino, que representou 85% das atrações do Palco Principal. Um palco por onde passaram nomes internacionais em diversos festivais de música do País e que em Campina Grande teve 69% dos artistas da programação voltada para o espaço da Arena Show cantando o gênero forró na versão raiz e nas suas diversas variações. Em todos os demais palcos da festa, espalhados no Parque do Povo e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, o forró foi o rei. Foi efetivamente o ritmo anfitrião que convidou outras expressões musicais para sentirem o gosto do que é ser abraçado pelo público da festa junina na cidade do Maior São João do Mundo.
“Nós apresentamos ainda antes do início da festa uma programação que foi bastante elogiada exatamente por não se preocupar exclusivamente em fechar portões como sinônimo de sucesso, mas estava também atenta para captar o sentimento da cidade em relação às expressões musicais que melhor pudessem traduzir o que é O Maior São João do Mundo.”, disse Pedro Aryell, Gerente de Marketing da Arte Produções.
O resultado dessa entrega pode ser expresso também numericamente com os 2,5 milhões de pessoas que circularam no Parque do Povo durante os 32 dias de festa e um índice de 93,3% de aprovação ótimo e bom, apontados pela pesquisa realizada pelo Instituto Datavox.
Decoração como um espetáculo à parte
Quem mais uma vez aceitou o convite de Campina para participar dos 32 dias de festa no arraial junino mais famoso do País encontrou uma cidade caprichosamente ornamentada. Cartões postais como o Açude Velho, ganharam uma caracterização junina. O Parque da Criança também se vestiu “matutamente”. A entrada da cidade fez uma saudação aos que escolheram a Rainha da Borborema como o melhor lugar para comemorar os festejos juninos. Os distritos também receberam decoração e o Parque do Povo, epicentro do Maior São João do Mundo, teve um novo layout especialmente preparado para a festa dos 40 anos, com uma cenografia inspirada na própria história da cidade e homenageando o estilo Art déco presente na arquitetura de Campina, bem como o cinquentenário movimento armorial.
“Fizemos pesquisas antes de apresentar o projeto. Nosso departamento de arquitetura estudou sobre a cidade e o resultado foi esse colorido que encantou os visitantes do Parque e que para além do impacto visual ofereceu uma oportunidade da prática de um turismo educativo sobre a memória do município”, disse Pedro Aryell.
Esta é uma edição que também deve integrar a memória de muitos visitantes que tiveram a oportunidade de participar da festa, bem como daqueles que fizeram o espetáculo acontecer, como os quadrilheiros, que ganharam este ano um espaço específico para apresentações das quadrilhas juninas. O quadrilhódromo tão esperado foi instalado na Estação Velha e manteve programação paralela às atividades no Parque do Povo.
Inovações inclusivas
Outro destaque da edição deste ano foi a atenção prioritária a realização de uma festa inclusiva. Todo o Parque foi montado para ficar apto para receber todas as pessoas, incluindo aquelas com limitações de locomoção. Foram instaladas 27 rampas no local da festa e todos os restaurantes tiveram rampa de acesso, o que permitiu a presença mais frequente de PCD’s no Parque. Para este público foi montado também um espaço específico na Pirâmide e no Camarote.
“A produção de uma festa dessa magnitude exige da gestão um olhar macro e com responsabilidade inclusiva de forma que possamos nos distanciar de um modelo de evento excludente.”, afirmou Pedro Aryell.
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Em termos de inovação, a cidade que também é conhecida pela sua produção do conhecimento científico e tecnológico, trouxe para o céu do Parque do Povo um show de drones em homenagem ao Maior São João do Mundo. Um espetáculo de tecnologia, cultura e arte para expressar como Campina ama sua criação turística, filha da sua potencia cultural.
“Em 40 anos da Arte produções nós já realizamos diversos festivais de música no País inteiro, inclusive festivais nacionais. Faltava O Maior São João do Mundo e para nós foi uma honra poder também colocar nossa marca nessa história de grandes feitos.”, finalizou Aryell.