CidadesDestaques

ACS e ACEs são diplomados como técnicos de saúde em Campina Grande e Prefeitura anuncia incentivo financeiro para categoria

Profissionais se tornaram técnicos de saúde após curso oferecido pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Campina Grande realizou na manhã desta terça-feira, 19, a solenidade de diplomação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que se formaram como técnicos de saúde após realizarem o curso de Agente com Saúde, do Ministério da Saúde.

Formaram-se 348 profissionais da cidade, em 15 turmas diferentes e com preceptores locais. Foram 13 turmas de Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e 2 turmas de Técnicos de Vigilância em Saúde, com ênfase no combate às endemias.

Os profissionais realizaram o curso no formato semipresencial, durante dez meses, com carga horária de 1.275 horas. O curso é uma realização do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Este diploma, esta formação, é o símbolo de muita luta da categoria. Hoje é a consolidação, é o reconhecimento da classe e é uma formação que se baseia na vida, na experiência desses profissionais”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.

O prefeito Bruno Cunha Lima aproveitou a ocasião e assinou o Decreto Municipal que estabelece o pagamento de incentivo financeiro aos ACS e ACEs, que representa um percentual do piso salarial das categorias como forma de estimular a produtividade e reconhecer o trabalho da classe.

A assinatura foi realizada pelo prefeito, que convidou a ACS, Rejane Carvalho, que tem mais de 15 anos de atuação, para assinar como testemunha. Também foi convidado o ACS e presidente do sindicato da categoria, Giovanni Freire. O incentivo financeiro está estipulado por meio de legislação federal há 18 anos. “É uma vitória, uma conquista histórica para Campina Grande”, disse Giovanni, emocionado.

Participaram da solenidade a superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Joelma Greicy; o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior; a secretária adjunta, Carol Gomes; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Carvalho; o gerente de Vigilância Ambiental, Hércules Lafite; o diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas; além da coordenadora de educação, Núbia Oliveira. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, e a secretária de Assistência Social, Pâmela Vital do Rêgo, também prestigiaram o evento.

“A formação vai melhorar a qualidade da nossa assistência em função da capacitação para os nossos profissionais e é uma forma de graduar os trabalhadores da categoria, que são essenciais na saúde pública coletiva”, disse a coordenadora dos ACS em Campina Grande, Juliane Berenguer.

Codecom

Botão Voltar ao topo