DestaquesNotícias

A educação de Campina e a conexão com o futuro

Secretário Raymundo Asfora Neto falade investimentos da gestão Bruno Cunha Lima no mundo digital

Vamos falar um pouco sobre tecnologia na rede municipal de educação? Antes de tudo, gostaria de te fazer uma pergunta: você sabe o quanto a gestão do prefeito Bruno tem investido para que os nossos estudantes sejam definitivamente incluídos no mundo digital? Deixa eu te contar.

Desde o primeiro ano da gestão, em 2021, passamos a investir em conectividade, levando, para as escolas da rede, infraestrutura que possibilita aos profissionais da Educação e, especialmente, aos nossos estudantes terem acesso à internet em cada sala de aula, seja na zona urbana ou rural.

As creches e escolas – todas elas – também receberam, pelo menos, uma smartv de 50 polegadas. As maiores receberam duas, para atender de modo mais satisfatório a demanda, possibilitando que a exibição de documentários e vídeoaulas possam ser expostas de modo que despertem maior interesse do alunado. Ah, e é fundamental lembrar que muitas dessas unidades ou não tinham tvs ou tinham aquelas antigas, as famosas tvs de tubo.

Os nossos gestores e professores efetivos ganharam, cada um, um notebook novinho e de última geração, potencializando o trabalho pedagógico desenvolvido dentro e fora do ambiente escolar.

Além disso, a nossa rede, que contava com menos de 10% das escolas com laboratórios de informática, passou a ter salas de informática móveis em 100% da sua extensão. E lembra que falei que as salas estão com Internet de alta velocidade? Pois é! Agora os filhos de Campina podem desenvolver e acompanhar atividades sem precisarem se deslocar para outro ambiente, ganhando tempo e qualidade na aprendizagem.

Tem um outro ponto que vale destacar. Fomos a única cidade da Paraíba a entregar mais de 1000 chips, com plano de dados, para os estudantes em vulnerabilidade social, em parceria com o programa Brasil Conectado do governo federal.

Mas, não paramos por aí, agora, a partir do segundo semestre de 2023, a educação infantil e fundamental – nos anos iniciais – estará recebendo kits de robótica que irão reforçar o processo de alfabetização no programa Campina de A à Z, gamificando e tornando mais interativa e divertida essa etapa tão importante da base educacional dos nossos alunos.

Me conta aí, vocês sabiam disso tudo? Pois é, na gestão do prefeito Bruno, a distância entre a educação dos filhos de quem tem mais condições financeiras e a dos que não possuem tem diminuído, fazendo com que os horizontes sejam ampliados e as oportunidades sejam garantidas.

Não é à toa que, por dois anos seguidos, Campina Grande é premiada como a melhor educação da Paraíba, segundo levantamento do Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, entidades de renome nacional.

A cidade high-tech, referência mundial na produção de tecnologias por meio do seu polo de ensino superior, também pode se orgulhar da inclusão digital dos seus filhos no ensino fundamental. O resultado disso, a Rainha da Borborema verá a cada ano que passa, pois, agora, estamos conectados, equipados e com o potencial maior dessa turma criativa, cheia de sonhos e pronta para voar.

RAYMUNDO ASFORA NETO
Secretário de Educação de Campina Grande/PB



Botão Voltar ao topo