Notícias

Dia do Meio Ambiente: Prefeitura de Campina Grande promoverá palestras, plantio de árvores e ações de conscientização sobre a preservação do verde

Bem-Estar Animal será tema de uma mesa redonda no auditório da OAB



A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), elaborou uma extensa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades terão início nesta terça-feira, 31 de maio, com uma mesa redonda para tratar sobre o tema Bem-Estar Animal – Responsabilidade de Todos. Até o dia 09 de junho serão realizadas outras ações, coordenadas pela Sesuma, desde o plantio de árvores e palestras até as visitas técnicas em órgãos e instituições que atuam na conscientização para a preservação do meio ambiente.

A mesa redonda, que tratará da questão do Bem-Estar Animal, acontecerá no auditório da OAB, no bairro do Catolé, nesta terça-feira, a partir das 8h30, com debates sobre o abandono de animais. Haverá a participação dos seguintes debatedores: professor Francisco Garcia (UFPB); da advogada animalista, Anne Formiga e do médico veterinário, Edimon Segundo.

Na quarta-feira, 01 de junho, às 9h, equipes do Programa Minha Árvore farão o plantio de mudas no Colégio Autêntico, no bairro da Conceição. A proposta é conscientizar os alunos, mostrando que é possível contribuir para uma vida mais saudável, plantando árvores e preservando o meio ambiente.

O Projeto Minha Árvore, lançado em 2014, na primeira gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues, já plantou mais de 30 mil mudas em todo o Município. O Minha Árvore tem como suporte o Viveiro Municipal, que mensalmente produz centenas de mudas ornamentais e frutíferas. São 78 espécies de mudas e, atualmente, com 17 mil mudas à disposição da população.

Já na quinta-feira, 02 de junho, às 9h, acontecerá o plantio e doações de mudas na creche municipal Soraya Magnólia, bairro da Liberdade. E às 16h no Bosque do Jacarandás, no Açude Velho, que foi implantado em 2018.

A programação continua na segunda-feira da próxima semana, 06 de junho, com uma visita técnica ao Laboratório de Técnicas Agroambientais (UAEA/CTRN), da Universidade Federal de Campina Grande, bairro de Bodocongó. Na terça-feira, 07, haverá uma visita técnica ao Jardim Botânico e à Estação de Tratamento de Água (ETA), da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB).

Na quarta-feira, 08, acontecerá uma reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) e o plantio de mudas no Bosque da Caatinga jornalista William Monteiro, no Parque da Liberdade. O encerramento das atividades será na empresa São Paulo Alpargatas, no dia 09, quinta-feira da semana que vem, às 9h, com a participação do programa Minha Árvore no I Encontro de Ideias Sustentáveis.

Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no mundo inteiro em 5 de junho. A data foi reconhecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, tendo como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que, até então, eram considerados por muitos como inesgotáveis.

Por meio de um decreto, em 1981, o governo brasileiro decretou a Semana Nacional do Meio Ambiente e, anualmente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Sesuma, mais uma vez nesta data, desenvolve atividades voltadas ao plantio de árvores, palestras, oficinas e a conscientização da população para preservação do meio ambiente.

Codecom

Botão Voltar ao topo