
O Hospital Municipal Pedro-I bateu todos recordes de atendimentos desde o início da da Pandemia de Covid-19. Somente nesta segunda-feira (24) foram 647 atendimentos de pessoas com sintomas gripais.
Segundo a direção da unidade de saúde, na primeira semana de janeiro dos 313 testes realizados, apenas 13 pessoas testaram positivo. O quadro mudou totalmente a semana passada, quando foram realizados 509 exames de RT-PCR e desde total, 213 foram positivados com o novo coronavírus.
Segundo o médico Tito Lívio, a unidade tem cumprido critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde para aplicação dos testes, fazendo apenas em pacientes que possuem quadros mais graves.

As pessoas com sintomas leves, que não apresentam cansaço, febre persistente, vômitos e diarreia intensa, devem procurar os postos de saúde, para evitar infecção de outras pessoas. “Tem faltado testes no mundo inteiro e aqui precisamos fazer essa triagem para evitar o desabastecimento” comentou o médico.
Atualmente, o hospital tem 30 pacientes internados com Covid. Destes, 10 ocupam leitos de UTI e apenas seis desses estão em ventilação mecânica (entubados). Dos internados, metade não cumpriu o calendário vacinal e a outra metade diz seguiu o protocolo corretamente, no entanto, são pacientes idosos que já possuem outras doenças graves associadas.

Tito também afirmou que a secretaria recebeu mais testes do Ministério da Saúde e dessa forma, vai abrir a partir de amanhã, outros locais de testagem nas Malvinas, Bela Vista, São José da Mata e Galante, tendo em vista diminuir a procura apenas no Pedro I.

( Blog do Márcio Rangel)