CidadesDestaques

Prefeitura de Campina Grande intensifica trabalho preventivo em canais, córregos e galerias do Município

Equipes da Sesuma já realizaram o trabalho em mais de seis quilômetros de canais. Objetivo é evitar inundações e alagamentos no período de chuvas.



A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma),  intensificou o trabalho preventivo de limpeza e desobstrução de canais, córregos e galerias do Município. O trabalho, que segue a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, objetiva reduzir e evitar inundações e alagamentos no período de chuvas.

Os trabalhos acontecem diariamente para facilitar o escoamento das águas. Funcionários da Prefeitura, com auxílio de máquinas, têm intensificado essas ações nos últimos dias. Um dos problemas constatados é que alguns moradores costumam utilizar esses córregos como depósito de lixo, causando uma série de transtornos à população, como fedentina, poluição e a obstrução da passagem de águas.

O secretário da Sesuma, Dorgival Vilar, assegurou que esse é um trabalho de rotina e lamenta que o Município ainda tenha a necessidade de investir volumosos recursos neste tipo de ação, muitas vezes por culpa do uso inadequado dos canais, que chegam a receber todo tipo de lixo. Há casos, já registrados, de pessoas que utilizaram os canais da cidade para descartar geladeiras, fogões, guarda roupas, sofás e até animais mortos.

“Estamos intensificando os trabalhos para limpeza dos canais, no intuito de evitarmos transtornos para a população. Precisamos do apoio da população, a fim de evitar o descarte irregular de lixo e objetos nos canais, galerias e córregos. Esse lixo provoca vários danos. Em períodos de chuvas causa inundações e em período de estiagem provoca fedentina e doenças. Estaremos vigilantes e fiscalizando para que crimes ambientais não sejam cometidos”, ressaltou o secretário Dorgival Vilar.

Limpeza

A Sesuma efetuou a limpeza em mais de seis quilômetros de canais. No momento, a ação está sendo realizada no Canal da Catingueira, que liga ao Canal do Conjunto Ronaldo Cunha Lima. Em seguida, a equipe se deslocará para o Canal do Distrito dos Mecânicos.

Os canais que já foram limpos e estão com a manutenção em dia são: canais da rua Caicó, Jabuticabeiras e José Moisés (Malvinas), Jardim Borborema, Pedregal (por duas vezes), Araxá I e II, Bodocongó, Canal do Prado, José Pinheiro, Rosa Mística, São Januário, Santa Rosa, Ramadinha, Dinamérica, Loteamento João Agripino (Rocha Cavalcante), Alto Branco, Velame, Sérgio Rodrigues (Alto Branco) canal do Presidente Médici), Centro de Madeira (Cruzeiro).  Todos recebem manutenção e limpeza de forma constante.

Terrenos Baldios

Outra situação que poderia ser evitada, com a conscientização da população, é o uso de terrenos públicos e privados como descarte de lixo. A Prefeitura de Campina Grande trabalha diariamente neste tipo de limpeza e, apenas com este serviço, o custo mensal é de aproximadamente R$ 1 milhão.

“Temos uma coleta domiciliar de excelência e regular. Nos bairros e distritos os resíduos são coletados, no mínimo, três vezes por semana. Não há necessidade de fazer o descarte ilegal, causando transtornos, desconforto e onerando os cofres públicos. Este dinheiro poderia ser utilizado em obras estruturantes e mais serviços para a população”, afirmou Dorgival Vilar.

Codecom



Botão Voltar ao topo