
Em 2026, o pagamento do abono salarial não será feito na data prevista anteriormente. Trabalhadores que aguardavam o depósito em 15/02 precisarão ficar atentos à atualização do calendário. São cerca de 25,4 milhões de brasileiros com direito ao benefício, totalizando R$ 32,3 bilhões. Continue lendo e confira todos os detalhes!
O que é o PIS/PASEP?
O PIS/PASEP integra, desde a Constituição Federal, o sistema de proteção aos trabalhadores do setor privado (PIS) e ao servidor público (PASEP). O abono salarial consiste em um pagamento anual equivalente a, no máximo, um salário mínimo, calculado proporcionalmente ao tempo de serviço formal no ano-base.
Quem tem direito ao abono do PIS/PASEP em 2026?
Em 2026, as regras para recebimento tornaram-se mais rigorosas. O trabalhador precisa ter atuado por pelo menos 30 dias em 2024, com registro em carteira, seja no setor privado ou público. A remuneração média não pode ultrapassar R$ 2.766 por mês. Além disso, é preciso:
- Estar inscrito no PIS ou Pasep há, no mínimo, cinco anos;
- Ter os dados informados corretamente pelo empregador no RAIS ou eSocial;
- Não têm direito: empregados domésticos e trabalhadores rurais/urbanos contratados por pessoa física.
Calendário do abono salarial PIS/PASEP 2026: veja as mudanças
O governo fez ajustes no calendário do abono salarial PIS/PASEP 2026, passando a considerar apenas os dias úteis para a realização dos depósitos. Antes, todos os pagamentos estavam programados para o dia 15 de cada mês, sem levar em conta finais de semana ou feriados. Com a nova atualização, se o pagamento coincidir com um domingo ou feriado, o depósito será transferido para o próximo dia útil.




