
O racionamento de água é adotado como medida preventiva quando a disponibilidade hídrica não é suficiente para atender a toda a população de forma contínua.
Com 45 açudes em situação crítica, moradores de 41 cidades paraibanas enfrentam o racionamento de água. A informação é da Companhia de Águas e Esgotos (Cagepa), responsável pelo abastecimento de quase todos os municípios do estado. Veja a lista de cidades sob racionamento no final da matéria.
O racionamento de água é adotado como medida preventiva quando a disponibilidade hídrica não é suficiente para atender a toda a população de forma contínua. Nessas condições, a Cagepa começa a distribuir água por horários ou dias específicos, para evitar o esgotamento total dos reservatórios.
A reportagem, a Cagepa informou que faz um balanço hídrico de cada açude para aferir a capacidade de operação deles. Isso com base no que há de reserva em cada manancial em que a Cagepa opera e na vazão que é retirada. A Companhia disse que “planeja suas ações individualmente, de acordo com a previsão e histórico pluviométrico da região”.
![]()
Chuvas abaixo do esperado
A Paraíba registrou um aumento de 60% no número de reservatórios em situação crítica em um ano. Atualmente, 45 reservatórios estão em nível crítico, enquanto apenas dois estão sangrando e somente 12 operam em nível considerado normal.
O cenário é preocupante quando comparado com o mesmo período de 2025 (janeiro), quando 28 reservatórios estavam situação crítica.
Segundo o subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Wellington Barbosa, o quadro está “um pouco acima da normalidade”. O cenário, de acordo com ele, é reflexo direto do baixo aporte hídrico registrado em algumas regiões ao longo do ano passado.
Bom Sucesso , Brejo do Cruz , Brejo dos Santos , Caaporã, Cacimba de Areia , Cacimbas , Catolé do Rocha , Gado Bravo , Jericó , Mamanguape, Matinhas, Mato Grosso , Montadas, Parari ,Passagem, Patos ,Paulista ,Pedra Lavrada, Piancó, Puxinanã , Riachão do Bacamarte ,Riacho dos Cavalos, Salgadinho , Santa Cecília , Santa Cruz ,Santo André, São Bento , São Francisco, São José do Brejo do Cruz , São José do Sabugi , São Mamede , São Sebastião de Lagoa de Roça , Serra Redonda ,Várzea
Redação com: MaisPB


