DestaquesPolítica

Câmara realiza mais uma sessão ordinária e convoca população para Sessão Itinerante



A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (19), a 68ª Sessão Ordinária do ano. A reunião, conduzida pelo presidente vereador Saulo Germano e secretariada pelo vereador Rafafá, contou com a presença de 19 parlamentares e abordou temas relacionados a políticas públicas, saúde, esporte e demandas sociais da cidade.

Um dos destaques da sessão foi a fala da vereadora Valéria Aragão, ela tratou da importância da Sessão Itinerante, projeto da Câmara Municipal de Campina Grande que irá levar o debate das questões de interesse social às comunidades. A primeira sessão será realizada no próximo dia 28, na praça Tobias di Pace, Catolé. Além de levar as discussões à população, terá atendimentos aos cidadãos presentes na sessão em diversas áreas, como: saúde, solicitação de segunda via de documentos, dentre outros. A casa de Félix Araújo fez parcerias com entidades, públicas e privadas, para ofertar serviços à população.  “Serão nessas Sessões Itinerantes que vamos chegar, ainda mais, ao povo de Campina Grande” Declarou Valéria Aragão. Em seguida, a vereadora convocou a população para participar, às 15 horas, na Câmara Municipal de Campina Grande, da Sessão Itinerante realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

No Pequeno Expediente, a vereadora Carol Gomes destacou sua participação no Encontro Estadual pela Primeira Infância, realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado. Ela reforçou a necessidade de maior engajamento do Legislativo, Executivo e outros órgãos, em políticas públicas voltadas às crianças. “Essa é uma causa que faz parte da nossa trajetória de vida. Nós estamos cuidando da vida, do futuro de nossa cidade”, afirmou a parlamentar, citando projetos de sua autoria como o Plano de Parto Municipal e a Semana do Brincar.

O vereador Rostand Paraíba tratou sobre melhorias para a comunidade de Monte Castelo. Solicitou a SEJEL a implantação de uma arena municipal para o futebol amador no campo da creche daquele bairro. A cobrança é antiga, devido a um projeto de lei de sua autoria, já aprovado pela Casa. Ele também solicitou reforço na iluminação do espaço e criticou a invasão de áreas públicas por empresas privadas. “Monte Castelo precisa ter uma área de esporte para a comunidade fazer exercícios e jogar futebol”, finalizou.

Na pauta social, o vereador Pimentel Filho relatou a mobilização dos vigilantes municipais, que reivindicam atualização do adicional de risco de vida, congelado desde 1992, hoje no valor de R$ 92 reais. O parlamentar também solicitou maior presença dos vereadores da casa, em alguns hospitais da cidade, para ver a situação e cobrar atendimento à população que necessita dos cuidados médicos. Após sua fala, a vereadora Waléria Assunção entregou Moções de Aplausos à Gerência Executiva da Causa Animal do Estado, que completou um ano em Campina Grande, e à Rádio Caturité, pelos seus 70 anos de história. “Hoje esta Casa tem a honra de conceder duas Moções de Aplausos a duas instituições e iniciativas que contribuem, de maneira significativa, com a nossa cidade”, afirmou.

O vereador Rafafá reforçou a necessidade de apoio aos vigilantes e anunciou que encaminhará ofício aos senadores paraibanos Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo, solicitando recursos para que a UPA do Dinamérica seja elevada à categoria 3.  Isso permitirá adquirir recursos para investir em novos equipamentos para prestar um maior serviço de saúde à população. O parlamentar destacou que a unidade é a que mais recebe pacientes na cidade, totalizando 15.032 atendimentos apenas no mês de julho.

No Grande Expediente, os vereadores discutiram a situação de pacientes transplantados e em tratamento de hemodiálise no Hospital Antônio Targino. Alexandre do Sindicato ressaltou a queda no atendimento ao longo da última década. “Desse período, de 10 anos para cá, na questão dos transplantados, vem tendo uma queda muito grande no atendimento, na atenção a esses pacientes que não passam mais pelos processos e acho que é importante discutimos isso.” Disse o vereador, enquanto o parlamentar Pimentel Filho chamou atenção para a urgência dos casos de hemodiálise. “As pessoas que fazem o tratamento de hemodiálise não podem esperar. Tem que ser tomada uma providência! Se não pode agora, vamos redimensionar esses atendimentos até ser regularizado! (…). A minha preocupação é saber se essas pessoas, que estão lá, vão ser atendidas. Essa é a minha preocupação. Alertou.

A vereadora Jô Oliveira falou da importância de estar presente nas reuniões do conselho de saúde, onde apresentou demandas da população, como: atraso de salários dos prestadores de serviço e servidores efetivos da saúde, dentre outros questionamentos. Por fim, a vereadora solicitou a presença do Secretário de Saúde Municipal, na Casa Legislativa, para tratar sobre questões relacionadas à pasta da saúde do município.

Encerrando os trabalhos legislativos, foram aprovados pelos vereadores: requerimentos e um projeto de resolução. A Casa de Félix Araújo também cedeu espaço para a realização da primeira Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba, reforçando o compromisso do Parlamento campinense em aproximar os debates de nível estadual com a população campinense.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG



Botão Voltar ao topo