DestaquesNotícias

Empresária paraibana faz São João com a cara de Campina Grande na Suíça

Adriana leva forrozeiros paraibanos para animar arrasta-pé de europeus. De Campina Grande irão Diogo Cirne e Fabiano Guimarães



A festa junina é uma das mais tradicionais e animadas do Brasil, sendo a segunda mais popular do país, principalmente no Nordeste, ficando atrás só do Carnaval. A festividade já existia na Europa, e foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Com o tempo, os elementos tradicionais da festividade europeia foi se misturando à cultura e culinária típicas do interior.

No Nordeste brasileiro, onde a comemoração junina é característica, durante os meses de junho e julho atrai turistas de todos os lugares, inclusive de outros países. A cidade de Campina Grande é conhecida pelo Maior São João do Mundo, com 30 dias de festas organizadas por toda a cidade, mas desde 2012, é realizada na Suíça uma extensão da comemoração junina que acontece na cidade paraibana.

A empresária campinense Adriana Florêncio Bishofberger, que mora há 30 anos na Suíça, sentindo saudades de sua cidade, criou o “São João de Genève”.  Há alguns  anos, ela organiza a festa em Genebra, que dura 3 dias, com muita animação para adultos e crianças. Para animar a festa, Adriana sempre conta com a participação de cantores campinenses, e este ano Diogo Cirne (foto) e Fabiano Guimarães estarão na grade artística.

Este ano, o evento será dias 1, 2 e 3 de Setembro.. Além dos shows musicais, quadrilhas, barracas de comidas típicas e brincadeiras fazem parte da festa. E sempre com a decoração remetendo ao Parque do Povo, que é o ponto central das festas juninas de Campina Grande.

Os europeus, assim como os nordestinos, se preparam o ano inteiro para a festa, costumam fazer aulas de dança de salão, e se dedicam a estudar sobre o ritmo e aprender os passos do forró. Um povo que adota e valoriza uma cultura que nem é sua, mas que é apaixonado como se fosse.

 

 



Botão Voltar ao topo