DestaquesNotícias

Açude de Boqueirão tem acréscimo de 90cm na sua lâmina a em uma uma semana

São mais de 16 milhões de m³ de água nova proveniente das chuvas e da transposição



As últimas chuvas registradas no interior paraibano, principalmente no cariri, nos últimos dias contribuíram para uma recarga significativa no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. O reservatório abastece Campina Grande, os distritos de São José da Mata e Galante e mais 11 municípios da região. Só em Sumé, foram mais de 250mm de chuvas.

De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Boqueirão, Evandro Pereira, o reservatório está com 32% de sua capacidade, o equivalente a 151 milhões de metros cúbicos. Entre os dias 22  de fevereiro e 01 de março, , houve recarga de 90 centímetros na lâmina d’água, o que significa cerca de 16 milhões de metros cúbicos.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê mais chuvas para a região. O período mais chuvoso para o interior do estado é de fevereiro a maio, então ainda existe perspectiva de chuva e principalmente uma chuva melhor distribuída a partir do dia 10 de março, disse a  meteorologista Marle Bandeira, à TV Correio.

Além das chuvas, colaboram para o cenário a chegada de 2.200 litros de água por segundo, oriundos da Transposição do Rio São Francisco.

A comporta está aberta com saída de 240 litrosp/s, para perenizar o rio Paraíba, beneficiar os ribeirinhos e garantir abastecimento de outras regiões.

Dado oficial do DNOCS – Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – Dia 02.03.23 – Volume 152.528.653 m³ ( 32,69%). De ontem para hoje aumento de 1 cm na lâmina d’água, equivalente a 197.195 m³.
Válvula Dispersora aberta deste o dia 11.05.22 com 240 l/s. Crédito Evandro Pereira e Isnaldo Costa.



Botão Voltar ao topo