Sem categoria

MONTADAS: coordenadora de Imunização fala sobre a vacina contra a Covid-19

 

A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Montadas, a enfermeira Maria Mércia Bezerra falou a respeito da vacinação da Covid-19, no município. Até o momento foram aplicadas 2.697 da 1ª dose e 1.025 da 2ª dose, num total de 3.722 doses. Ela pontua que a vacinação tem acontecido de forma bem organizada e bem planejada, conseguindo alcançar praticamente 100% de cada grupo. Ela destaca ainda o trabalho de divulgação feito pelas redes sociais e o papel importante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que tem contribuído também para a divulgação das vacinas, de casa em casa.

“A vacinação tem sido aceita de forma efetiva pela população, para isso a gente consegue fazer uma orientação, com relação a importância da vacina”, diz a enfermeira Mércia.

Para aquelas pessoas que tem dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19 a orientação é que procurem o setor de imunização para tirar todas as dúvidas com a responsável pelo setor. A rejeição tem sido muito pouca, “encontramos mais resistência com a classe dos idosos”, mas o restante tem aceitado bem a vacina, pontuou a enfermeira.

Para aqueles que se recusarem a se vacinar, a Prefeitura de Montadas por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza um termo de recusa para aqueles que não querem se vacinar. Mas se a pessoa mudar de ideia pode vir e tomar a vacina. Isso só para resguardar e garantir que a Secretaria ofertou a vacina e a pessoa não quis. Ela ainda esclarece que a quantidade de doses já vem definida, de acordo com cada município. “A gente recebe o informe técnico da Gerência Regional de Saúde com a quantidade de doses e a partir disso a gente faz o planejamento e abre a vacinação para determinada faixa etária, dependendo da quantidade de doses. Quando recebemos um número maior de doses ofertamos para duas faixas etárias, assim evitamos a aglomeração de pessoas no espaço, respeitando sempre o distanciamento. Aqui não encontramos fila nem tumulto, fazemos uma campanha muito bem organizada. E a população colabora bastante”, disse Mércia.

Mércia ainda falou sobre a vacinação da Influenza, que foi ofertada para os grupos prioritários, sendo dividido em 03 etapas. Antes de ser encerrada a campanha da Influenza foi disponibilizada para toda a população, entretanto não foi possível atender toda a população, pois o município não recebeu doses extras, inclusive, todo o estoque da Influenza foi zerado e algumas pessoas não puderam receber a dose, pois o Ministério da Saúde não enviou outra remessa da vacina. É importante destacar que a cobertura contra a Influenza estava acima de 80% no município de Montadas.

 

Assessoria de Comunicação



Botão Voltar ao topo