DestaquesNotícias

42 unidades de saúde: Prefeito Bruno entrega requalificação da UBS Ressurreição

O prefeito também anunciou a entrega da unidade móvel odontológica, do CEO da Catingueira e a construção do Centro de Saúde de Catolé de Boa Vista.

O prefeito Bruno Cunha Lima entregou na noite desta terça-feira, 5, a requalificação da Unidade Básica de Saúde Ressurreição. A UBS atende a uma população referenciada de mais de 3 mil pessoas e tem 16 anos de funcionamento. Essa é a primeira grande reforma da unidade.

A solenidade aconteceu na frente da UBS com a participação de toda a comunidade e a presença de auxiliares e dos vereadores Marinaldo Cardoso, Fabiana Gomes, Pastor Luciano Breno, Waldeny Santana, Aldo Cabral, Janduy Ferreira, Alexandre do Sindicato e o suplente Severino da Prestação.

A UBS recebeu uma restruturação do consultório odontológico, sala de vacina, consultório de enfermagem, consultório médico, serviço social, sala de triagem e recepção, além de copa para os funcionários e banheiros com acessibilidade. Os consultórios foram climatizados com ar-condicionado e novos equipamentos foram instalados, a exemplo de negatoscópios, mesas ginecológicas, fotopolimerizadores, entre diversos outros.

“Eu fiz um vídeo mostrando as condições anteriores da unidade e mostrei pessoalmente ao prefeito. Ele e o secretário garantiram que iam fazer a reforma e aqui está. O posto ficou lindo, uma maravilha, primeiro mundo quando comparado com a situação de antes. A comunidade está muito contente”, disse a moradora Luciene Sales.

O dentista Márcio Canela trabalha há 12 anos na unidade. “Antes a unidade era muito precária e agora as condições de trabalho para o profissional e de atendimento para o cidadão estão excelentes, com insumos e equipamentos novos ou em bom estado de uso. Em todo esse período em que atuo aqui, esse é o momento de mais investimentos em toda a rede de saúde bucal da cidade”, disse.

Iluminação – Além da unidade reformada, os moradores da região receberam mais um benefício da Prefeitura de Campina Grande na noite desta segunda-feira. Durante a solenidade de entrega da requalificação da UBS, as equipes da Secretaria de Obras fizeram a implantação de iluminação de LED nos postes da Rua Iara Cordeiro da Rocha e vão ampliar a ação para todo o entorno, por meio do programa Iluminar.

Carro da odontologia e CEO da Catingueira – Durante a ocasião, o prefeito Bruno aproveitou para divulgar novos serviços, tanto na área de saúde, quanto em outros segmentos. Bruno anunciou que em breve será feita a entrega de uma unidade de odontologia móvel, carro que vai levar atendimento de saúde bucal às áreas mais distantes. Ele ainda informou que na próxima semana vai abrir o Centro de Especialidades Odontológicas da Catingueira. O CEO vai atender toda a população daquela região com atendimento de saúde bucal de média complexidade.

Centro de Saúde de Catolé de Boa Vista – Outro anúncio importante foi a da construção do Centro de Saúde do distrito de Catolé de Boa Vista. “Fizemos um mutirão de saúde no distrito, reformamos a UBS Djalma Barbosa, fizemos outro mutirão esta semana no sítio Paus Brancos e agora vamos construir um Centro de Saúde. Se São José da Mata tem uma Policlínica e Galante uma Unidade Mista, nada mais justo de que Catolé de Boa Vista também tenha um serviço especializado de saúde”, disse.

O prefeito comentou ainda sobre as obras de drenagem e pavimentação do bairro vizinho Novo Horizonte, que estão sendo realizadas, enfatizou a reforma da UBS Novo Horizonte e a abertura do restaurante popular Prato do Povo, no Distrito dos Mecânicos. “O objetivo é sempre trazer mais dignidade para as pessoas”, disse.

Requalificações – Com mais essa unidade, já são 42 serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) reformados, construídos, abertos, ampliados ou em construção na gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, dentro do eixo estrutural do programa Saúde de Verdade.

As unidades reformadas são UBS Ressurreição, Policlínica da Palmeira, UBS Tambor I, UBS Velame, UBS Catolé de Zé Ferreira, UBS Quarenta, UBS Djalma Barbosa (Catolé de Boa Vista), UBS Raiff Ramalho, UBS Ramadinha I, Unidade Mista da Galante, UBS Antônio Aurélio Ventura (Cinza), UBS Argemiro de Figueiredo (Rosa Cruz), UBS Cidades I e UBS Cidades II, UBS Novo Horizonte, UBS Nações, UBS Antônio Arruda (José Pinheiro), UBS Jocel Fechine (Cuités), UBS Campos Sales (José Pinheiro), UBS Estação Velha, UBS Jardim Tavares, UBS Nossa Senhora Aparecida (Catolé), UBS Ricardo Amorim Guedes (Malvinas), UBS Wilson Furtado (Itararé) e UBS São Januário.

Também foram implantadas as unidades José Bezerra Pimentel (Sandra Cavalcante), UBS Grande Campina, UBS Portal Sudoeste e UBS Bela Vista. Foi entregue ainda a construção da UBS Hachid Ilo Beserra (Glória) e a implantação da Policlínica da Liberdade.

As unidades que estão em reforma no momento são UBS Nely Maia, UBS Tota Agra, UBS Horacina de Almeida (Monte Castelo), UBS Romualdo Figueiredo, UBS Raimundo Carneiro (Malvinas), UBS Pardal (São José da Mata), UBS Araxá, Policlínica da Bela Vista e Âncora Sítio Marinho. Também está em fase de construção a UBS Mutirão e será iniciada a construção de uma nova unidade no Bairro das Cidades.

Equipamentos – Entre os equipamentos adquiridos para as unidades reformadas e todas as outras estão: 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 600 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras, 30 câmaras frias e 10 fogões industriais.

Codecom



Botão Voltar ao topo