A Secretaria de Educação (Seduc) recebeu 104 kits e 71 manuais de Lego Braille Bricks, através de uma parceria do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, em conjunto com a Fundação LEGO (FL). Os kits acrescentarão o conjunto de materiais acessíveis para a educação de alunos com deficiência visual atendidos na rede Municipal de Ensino.
O Programa Braille Bricks Brasil é uma metodologia baseada no brincar que ensina o Braille a crianças com deficiência visual juntamente com todos os alunos da sala de aula, com o intuito de alfabetizar brincando. Os blocos de montagem foram adaptados e moldados com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille.
Os kits serão destinados a 66 unidades educacionais que possuem salas de Recursos Multifuncionais e salas de aula onde há alunos com baixa visão ou cegueira. O planejamento para distribuição baseou-se no mapeamento de Salas de Recursos Multifuncionais nas quais as professoras do Atendimento Educacional Especializado atuam intervindo no aprendizado, promovendo a aquisição de competência e habilidades dos estudantes com deficiência. A Rede Municipal de Ensino de Campina Grande possui matriculados, atualmente, 22 estudantes cegos, 27 com baixa visão e 1 com surdez e cegueira.
A Seduc, também recebeu formações para 97 profissionais da Rede, entre eles, professores, técnicos, educadores sociais voluntários e professores do AEE, para que estes se tornem multiplicadores do programa.
Metodologia
Cada peça tem uma letra ou caractere impresso. Essa combinação traz uma abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo desenvolver uma ampla gama de habilidades necessárias para uma educação efetiva e de sucesso para este público.
A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, para aprender o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas. Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da cela Braille.