DestaquesNotícias

DIA DO GARI: conheça a origem da data e cuidados ao descartar o lixo



Sendo um dos profissionais mais importantes para a manutenção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos, além de promover forte contribuição para preservação do meio ambiente, os garis comemoram, no dia 16 de maio, a data alusiva à categoria. Em Campina Grande, 76 deles fazem a coleta de 298,77 toneladas diariamente, de acordo com informações da empresa Ecco Liberty, responsável pela coleta na cidade.

“São 11 equipes diurnas e 11 equipes noturnas. Cada carro compactador trabalha com três ou quatro garis, dependendo do setor da cidade, fazendo coletas nos dias alternados”, explicou Júnior Oliveira, engenheiro da Ecco Liberty.

Mas, para que o trabalho desses profissionais possa ser ainda melhor executado, é necessária a ajuda da população. A engenheira Rafaela Oliveira, que integra a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), da Prefeitura de Campina Grande, orientou quanto a acomodação, sinalização e descarte de qualquer material que possa por em risco, a atividade dos garis e catadores.

“Objetos de vidro, inteiros ou quebrados; perfurocortantes, como lâminas e pregos, por exemplo, devem ser acomodados em caixas, separados e sinalizados informando o conteúdo”, alertou a engenheira Rafaela Oliveira.

O descarte irregular de lixo, como em terrenos e canais, pode caracterizar crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/1988, que prevê multa, reclusão e até detenção, dependendo do caso. Rafaela Oliveira também informou sobre a destinação do lixo hospitalar.

“Tem pessoas que usam seringas e agulhas para tomar medicamentos, que precisam trocar curativos, dentre outros. Para evitar riscos biológicos aos garis e catadores, a orientação é que o descarte seja feito em qualquer posto de saúde”, concluiu ela.

Dia do Gari

O termo “gari” surgiu em virtude do francês Pedro Aleixo Gary, que fundou a primeira empresa de coleta de lixo urbano, quando o Brasil ainda era Império, em 1876, no Rio de Janeiro. Ele foi contratado para organizar os serviços de limpeza em toda a cidade.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou e o Brasil inteiro passou a denominar estes trabalhadores desta forma. Assim, foi instituído em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963. Com o tempo, a data passou a ser comemorada em todo o país.

Codecom

Botão Voltar ao topo