DestaquesNotícias

Mais de 700 pessoas participam do IV Encontro Municipal sobre o Autismo

Evento deu início à campanha Abril Azul e foi realizado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Já consolidado no calendário anual de eventos como uma das principais ações da campanha Abril Azul em Campina Grande, o Encontro Municipal sobre o Autismo de 2024 foi realizado na noite desta terça-feira, dia 2 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O evento, que está na sua quarta edição, deu início à campanha municipal deste ano. Mais de 700 pessoas se inscreveram e participaram do evento, que foi realizado no Teatro Municipal Severino Cabral.

Protagonismo de pessoas com TEA – A ação contou com apresentação cultural da cantora Brenda Pinheiro, que é autista, e do jovem sanfoneiro e cantor Mateus, que é atendido pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Entre os palestrantes da noite estava o fisioterapeuta aquático do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Jônatas Nunes, que também é autista. “Eu estou muito feliz. Eu nem sabia que tinha um evento como esse aqui só para falar da gente. Hoje eu me sinto visto e entendido”, disse Jônatas.

No evento, muitas crianças e muitos adultos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram ativamente da solenidade e do debate. As palmas foram substituídas por gestos para não incomodar a sensibilidade auditiva, os balões de decoração foram entregues às crianças, entre outras peculiaridades.

Selo Azul – No evento, houve a premiação do Selo Azul, que é um reconhecimento a diversos profissionais que trabalham com o TEA e se destacam na área. Foram premiados servidores da Prefeitura de várias secretarias. O agente de trânsito Rodrigo Clemente é coordenador do setor de Pessoa com Deficiência da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). Ele é pai de autista e é responsável por emitir a autorização de passe livre para pessoas com autismo em transportes públicos no Município. Rodrigo foi um dos homenageados com o Selo Azul. “Estou muito feliz pelo reconhecimento”, disse.

Presenças – Estiveram presentes no evento o prefeito Bruno Cunha Lima; o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior; a secretária adjunta, Carol Gomes; a secretária executiva de Saúde Mental, Lívia Sales; a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, além de gestores escolares e dos serviços especializados, como os Caps, e dos profissionais da Assistência Social, da Saúde, da Educação, entre estudantes e professores de instituições de ensino superior. “É a causa da minha vida”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima durante o evento. A fonoaudióloga Paulo Campos, que é diretora da Clínica Escola do Autismo AFETO, também foi uma das palestrantes, assim como a doutora em psicologia Elis Amanda.

TEAcolho – A campanha Abril Azul este ano tem como tema “TEAcolho: Juntos pelo Autismo”. A marca da campanha é uma nuvem de palavras com todos os serviços da Prefeitura de Campina Grande voltados para os autistas. A gestão municipal vem investindo na assistência nos últimos anos. Em 2023, foi inaugurada, por exemplo, a Clínica Escola do Autismo AFETO.

Na programação, no próximo dia 10 de abril haverá a ação TEAcolho no Parque da Criança, pela manhã e à tarde, com os seguintes serviços voltados às pessoas com TEA e suas famílias: BrinquedoTEA, SensoriTEA, MotriTEA, Espaço Saúde, ExpoAutismo, TEAcnológica, Odontomóvel, Bem-estar e Autocuidado, Mostra de Serviços e Espaço Atenção Plena. Também haverá uma série de ações no Shopping Partage nos dias 9, 16 e 23 de abril no período da tarde, e toda a programação dos próprios serviços ao longo do mês.

Codecom



Botão Voltar ao topo